Conheça Daniel Dreifuss, produtor representando o Brasil em Hollywood

Compartilhe

Daniel Dreifuss representa o Brasil em séries e filmes internacionais e está eternizado como produtor de um filme vencedor do Oscar

Por Pedro Ibarra

Algumas profissões dentro do set são claras. Dá para saber o que um diretor ou um cinegrafista fazem, mas o produtor é, para o público, um trabalho muito nebuloso e quase exclusivo dos bastidores. Um brasileiro está se destacando internacionalmente nessa profissão e chega aos holofotes. Daniel Dreifuss chamou atenção ao concorrer ao Oscar de Melhor Filme, no início do ano, com o longa Nada de novo no front, vencedor de quatro estatuetas, incluindo Melhor Filme Estrangeiro. Atualmente Ghosts of Beirut, série que produziu, acaba de ser disponibilizada na Paramount+.

Na nova série, ele só não fez o que não pôde. Estava presente desde a escolha dos atores e das locações, chegando até as salas de ensaios. “Quando eu entrei, eram 90 personagens com fala, terminaram 110. Foram 140 locações, a maioria delas práticas. Foram 57 dias de filmagem em todos esses lugares. Dá para ter uma ideia da loucura que foi fazer essa produção”, lembra.

O produtor conta que foi escolhido pela capacidade que tem de trabalhar em diversas línguas e com culturas distintas. “Eles queriam alguém que tivesse essa compreensão multicultural, multigeográfica e multicontinental e que conseguisse armar a série em tempo recorde”, detalha Dreifuss. Para tomar como exemplo, Ghosts of Beirut trata de cultura árabe; Sergio, que fez para a Netflix, fala da cultura do Timor-Leste; e Nada de novo no front conta sobre os alemães na Segunda Guerra Mundial.

O fato de ele ser um entusiasta de representar culturas com veracidade faz com que Ghosts of Beirut seja um prato cheio. A narrativa conta a caça de um dos maiores terroristas da história sem romantizar nenhum dos lados envolvidos, pontuando os erros da dominação norte-americana e o terror que o homem colocou sobre o Líbano. “Eu não faria uma série maniqueísta de bonzinho e vilão, em que um lado vem para salvar o mundo do outro. Esse é um tipo de trabalho que não me interessa. Eu me interesso pelos tons de cinza, pela complexidade das pessoas, pela relação indivíduo e sociedade, por decisões que indivíduos tomam e as reações”, explica.

É dessa forma que Dreifuss também representa o próprio país. “Eu não faria uma série tentando passar como veracidade uma coisa que não é. É muito difícil ver personagens brasileiros falando em espanhol, ou atores que claramente não são do Brasil falando português”, afirma. “Eu sempre me apresento como brasileiro, eu viajo o mundo inteiro e todo mundo me pergunta de onde eu sou, e eu digo: sou do Brasil, amo o Brasil e cresci no Brasil”, complementa Daniel, que já dá o recado para os profissionais do Brasil: “Queria fazer um trabalho interessante, com complexidade de indivíduos e personagens para o sabor brasileiro. Adoraria fazer um trabalho no Brasil, filme ou série e estou tentando. Streamings, estúdios, televisões, entrem em contato comigo”, pede.

Pedro Ibarra

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

3 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

3 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

3 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás