Sucesso do longa-metragem Roma, na Netflix, evidencia bom momento dos “telefilmes”. Em fevereiro, o streaming e a HBO apostam nas fitas com estrelas de Hollywood
Já tem algum tempo que o cinema invadiu a televisão, com telefilmes, qualidade cinematográfica em visual, enredo e narrativa, e também com as grandes estrelas, tanto em elenco quanto em direção. O sucesso estrondoso de Roma — com direito a 10 indicações ao Oscar, do mexicano Alfonso Cuáron, é um exemplo e, mais do que isso, é o longa-metragem que evidenciou para o mundo uma tendência que vinha acontecendo há alguns anos.
A Netflix, que até então era mais conhecida pelas séries, tem tentado se consolidar como produtora de filmes. Depois de Roma, com Cuáron, e o sucesso Bird box, com Sandra Bullock, neste mês de fevereiro a plataforma traz ao catálogo dois novos longas originais com grandes nomes hollywoodianos.
O primeiro deles é Velvet Buzzsaw, que estreou na última sexta-feira. A produção tem Jake Gyllenhaal, vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante por O segredo de Brokeback Mountain, interpretando o protagonista Morf Vandewalt, um crítico de arte que recebe uma oferta de Josephine (Zawe Ashton): pegar as obras de um pintor morto e lucrar em cima da venda dos quadros, mesmo após a súplica do artista para que elas fossem destruídas.
Depois de um tempo, a dupla começa a entender o motivo. Compradores afirmam ter visto as pinturas se mover e até disseram ser atacadas por elas. Por conta disso, a produção tem um tom de sátira misturado com a atmosfera de terror e suspense que a história pede.
Na próxima semana, no dia 8, a plataforma lança outra produção no formato de filme. É o longa Dumplin’, que tem Jennifer Aniston como uma das estrelas. A fita é inspirada no romance homônimo de Julie Murphy.
A história acompanha a jovem Willowdean (Danielle Macdonald), menina acima do peso que, para desafiar a mãe e honrar a tia, decide se inscrever no concurso de beleza que movimenta a cidade natal dela e teve a mãe como vencedora anos atrás. A trama promete debater os padrões estéticos impostos pela sociedade.
Outra estrela
Outro grande nome do cinema que está na tevê protagonizando um telefilme é o ator Benedict Cumberbatch, que há alguns anos faz essa transição entre os formatos, basta lembrar a atuação dele na série Sherlock Holmes e nos longas do universo Marvel, como Doutor Estranho e Vingadores: Guerra infinita.
Agora o britânico dá vida a Dominic Cummings, o estrategista e conselheiro político que dirigiu a campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia no longa-metragem da HBO, em parceria com BBC Studios, Channel 4 e House Productions, Brexit — inspirado no nome do movimento. A produção busca revelar as estratégias dos partidos durante o plebiscito.
O filme, que estreou ontem na HBO e está disponível na plataforma on-demand HBO GO, tem direção de Toby Haynes e roteiro de James Graham, que também assina como produtor executivo, junto com Juliette Howell e Tessa Ross. O elenco conta ainda com Craig Oliver, como o diretor de comunicações do Primeiro-ministro David Cameron e Chefe da campanha Remain.