O Globoplay anunciou, há cerca de dois anos, um projeto para trazer de volta novelas clássicas quinzenalmente. É tão bom quando esse intuito do projeto se concretiza! É o que acontece nesta segunda-feira (27/9), com a estreia de Pai herói, novela de Janete Clair dirigida por Walter Avancini em 1979.
Na trama, Tony Ramos brilha como André Cajarana, rapaz que cresceu acreditando que o pai era um grande homem. Mas quando ele deixa Porto Alegre e vai para o Rio de Janeiro atrás de mais informações descobre que esse herói não era tão herói assim.
No Rio de Janeiro, André se apaixona por Ana Preta, tida até hoje como uma das melhores personagens de Glória Menezes na televisão. Paulo Autran como o padrasto de André, Bruno, e Elizabeth Savalla no papel de Carina, rival de Ana pelo coração de André, também foram muito elogiados à época.
André Cajarana (Tony Ramos) – Filho de Malta Cajarana e Gilda Baldaracci. Bem humorado, trabalhava como vendedor de quinquilharias na feira de Paço Alegre, onde tinha um mico de estimação. Foi abandonado pela mãe quando criança, passou dez anos num orfanato, e foi criado pelo avô paterno. Quando o avô morre, decide ir para o Rio de Janeiro em busca de sua mãe e para limpar a memória de seu pai.
Seu Cajarana (Lima Duarte) – Avô de André. Trabalhava como restaurador da Igreja. Morre no primeiro capítulo da novela.
Carina Limeira Brandão (Elizabeth Savala) – Filha de Norah (Beatriz Segall) e neta de Januária (Lélia Abramo). Bailarina clássica, formada no American Ballet Theatre, nos Estados Unidos. É presidente das empresas do Grupo Econômico Limeira Brandão. Casada com César Reis (Carlos Zara), teve uma filha em segredo, ngela (Alexandra Vasconcellos/Isabela Garcia), que foi criada por seus tios, Reginaldo (Ivan Cândido) e Irene (Yara Lins). Depois do casamento, conta a história para César, que concorda em registrar ngela como filha. Separa-se de César, conhece André e os dois têm um filho.
Ana Preta (Glória Menezes) – Dona do Cabaré Flor de Lys. É alegre, graciosa, solidária e muito querida no bairro. Tem um temperamento um pouco esquentado e não leva desaforo para casa. Quando a mãe morreu, vestiu luto por muitos anos, sendo chamada de Ana do Preto. Assim, Ana Preta ficou sendo seu apelido. Teve um caso com Bruno Baldaracci (Paulo Autran) e uma filha, Jenny (Sônia Regina). Bruno paga o colégio da menina e procura Ana Preta de vez em quando para tentar reconquistá-la, sem sucesso. Conhece André, por quem se apaixona, e passa a fazer tudo para ajudá-lo.
Januária Limeira Brandão (Lélia Abramo) – É a matriarca da família. Foi criada numa fazenda do interior de Minas Gerais, nos arredores da cidade de Paço Alegre. Tem um temperamento forte, um estilo tradicional de educar os filhos e procura ter o controle de tudo o que acontece à sua volta. Teve 12 filhos, entre eles Walkíria (Rosamaria Murtinho), Horácio (Emiliano Queiroz), Hilário (Reinaldo Gonzaga), Haroldo (Nildo Parente), Reginaldo (Ivan Cândido) e ngelo, que morreu.
Walkíria Limeira Brandão (Rosamaria Murtinho) – É apaixonada pelo primo, César Reis, de quem foi noiva durante dez anos. Quando percebe que César não a ama, apaixona-se por Gustavo Gurgel (Cláudio Cavalcanti) e os dois se casam. Sofre de esquizofrenia e tem surtos quando é pressionada, tentando fugir dos problemas reais.
César Limeira Reis (Carlos Zara) – Filho de Eugênia (Monah Delacy). Vaidoso, egocêntrico e ambicioso, herdou do pai uma coleção de obras de arte. Era noivo de Walkíria e morou na França por dez anos, antes de se casar com Carina. Em Paris, teve um caso com Milene Dumont (Marie Antoinette). Quando se separa de Carina, planeja um atentado contra a ex-mulher para incriminar André.
Norah Limeira Brandão (Beatriz Segall) – Mãe de Carina. É viúva de ngelo, filho de Januária. É apaixonada pelo cunhado, Horácio (Emiliano Queiroz), e os dois vivem um romance proibido. Mesmo sem a aprovação de Januária, se casam numa cerimônia simples, com a presença de parte da família.
Horácio Limeira Brandão (Emiliano Queiroz) – Deputado e advogado. É apaixonado por Norah e os dois vivem um romance proibido. Guarda um sentimento de culpa em relação a ngelo, o irmão que morreu há quatro anos, por gostar da mulher dele. Contra a vontade da mãe, se casa com Norah, numa cerimônia civil.
Eugênia Brandão Reis (Monah Delacy) – Mãe de César Reis. Sofisticada, tenta zelar pela coleção de obras de arte que o filho herdou do pai.
Olga (Noira Mello) – Babá de ngela, filha de Carina.
Ângela Limeira Brandão (Alexandra Vasconcellos/Isabela Garcia) – Menina graciosa, é filha de Carina, mas foi criada pelos tios Reginaldo e Irene até os 3 anos. Após o casamento, Carina decide assumir a criação de Ângela, e César Reis a registra como filha. Com a separação dos pais, passa a morar com César até os 7 anos, quando Carina volta para buscá-la.
Reginaldo Brandão (Ivan Cândido) – Filho de Januária. Casado com Irene e pai de Rubens, de 12 anos. É compositor de música popular, dá aulas de piano e se apresenta numa boate. Por imposição da mãe, tenta se eleger prefeito de Lagoa Alegre, município que fica a 30km de Paço Alegre.
Irene Brandão (Yara Lins) – Mulher de Reginaldo. É diretora de um colégio. Tem um filho, Rubens, de 12 anos.
Lia Ribeiro (Áurea Hamerli) – Bailarina clássica de família pobre. Recebe apoio financeiro de Carina para se dedicar às aulas de balé e passa a morar em seu apartamento. César se interessa por ela depois da separação de Carina.
Hilário Limeira Brandão (Reinaldo Gonzaga) – Filho de Januária. Marido de Odete (Thaís de Andrade) com quem tem dois filhos, Patrícia e Ângelo. Trabalha nas empresas do Grupo Econômico Limeira Brandão.
Odete Brandão (Thaís de Andrade) –Trabalha como secretária de Thiago (Carlos Kroeber), vice-presidente das empresas do Grupo Econômico Limeira Brandão. É a única nora que tem coragem de enfrentar Dona Januária.
Thiago (Carlos Kroeber) – Vice-presidente do Grupo Econômico Limeira Brandão. É o responsável financeiro pelas empresas, homem de confiança de Carina.
Haroldo Brandão (Nildo Parente) – Filho de Januária. É casado com Jussara (Suzana Faini) e tem duas filhas: Pia, de 10 anos, e Jeane, de 8. É prefeito de Paço Alegre e se candidata a vereador.
Bruno Baldaracci (Paulo Autran) – Marido de Gilda (Maria Fernanda). Italiano, gosta de interpretar óperas para agradar ao pai, Pietro (Manfredo Colassanti). É apaixonado por Ana Preta, com quem teve um caso no passado e uma filha, Jenny (Sônia Regina). É pai de Romão (Fernando Eiras), Clara (Rejane Marques) e Cirilo (Jorge Fernando) e dono de uma rede de lojas e hotéis. Não aceita a presença de André.
Gilda Baldaracci (Maria Fernanda) – Casada com Bruno Baldaracci, mora com a família no Rio de Janeiro, numa mansão em Nilópolis. Com Bruno, tem três filhos: Romão, Clara e Cirilo. Foi casada com Malta Cajarana e abandonou o filho André num orfanato. Nutre intenso sentimento de culpa e luta para André ser aceito pela família quando ele a procura, anos depois. Tem a saúde delicada, se abala quando precisa enfrentar problemas com a família. Sofre um infarto e morre quando descobre que Bruno e César Reis tramaram a morte de Carina para incriminar André.
Romão Baldaracci (Fernando Eiras) – Filho de Bruno e Gilda. Padre diocesano, é confidente da mãe e apoia André quando ele chega para fazer parte da família.
Cirilo Baldaracci (Jorge Fernando) – Tem ódio de André e não o aceita como irmão, fazendo tudo para prejudicá-lo. É noivo de Lena (Ana Lúcia Ribeiro). Descobre que ela o traiu com André, rompe o noivado e começa a namorar Aline (Nádia Lippi). Termina também com ela, por imposição de Bruno, inimigo do pai da moça. Acaba voltando para Lena.
Pietro Baldaracci (Manfredo Colassanti) – Pai de Bruno e Rafael (Jonas Bloch). Carismático, emotivo e apaixonado por ópera. Carente, vive atrapalhando as noites de sono de Gilda e Bruno. Tem uma relação de carinho por Adélia (Lícia Magna), empregada da família, com quem se casa no final da história.
Rafael Baldaracci (Jonas Bloch) – Irmão de Bruno. É casado com Filhinha (Maria Helena Dias) e pai de Gil (Rogério Bacelar). É dono da Loja de Departamentos Baldaracci e Souza, situada em Nilópolis, e gerente-geral dos hotéis do grupo.
Gilberto Baldaracci (Rogério Bacelar) – Filho de Filhinha e Rafael. É piloto de motocross, faz coleção de borboletas e gosta de inventar robôs.
Adélia (Lícia Magna) – Empregada da família Baldaracci, uma espécie de governanta. Guarda uma paixão secreta por Pietro, com quem se casa no final da novela.
Genésio Pereira (Flávio Migliaccio) – Marido de Mirtes (Maria Helena Velasco) e pai de Lena (Ana Lúcia Ribeiro). Funcionário e homem de confiança de Bruno Baldaracci, sonha ver a filha casada com Cirilo para fazer parte da família.
Mirtes Camargo (Maria Helena Velasco) – Mulher de Genésio. Atrai os olhares de Bruno Baldaracci, o que causa ciúmes no marido.
Lena Camargo (Ana Lúcia Ribeiro) – Filha de Genésio e Mirtes. Namorada de Cirilo. Tem uma queda por André, que vai trabalhar como motorista de sua família.
Aline Gonçalves (Nádia Lippi) – Enfermeira e estudante de medicina. É filha de Leôncio de Souza (Paulo Gonçalves), ex-funcionário das lojas de Bruno Baldaracci. Namora Cirilo, e os dois chegam a ficar noivos. Rompem o noivado depois que Baldaracci descobre que ela é filha de seu inimigo. Fica dividida entre os amores impossíveis de Pepo (Osmar Prado), um ex-presidiário, e do padre Romão (Fernando Eiras).
Leôncio de Souza (Paulo Gonçalves) – Pai de Aline. Gerente do Hotel Santo Antonio, pertencente ao Grupo Baldaracci, é demitido quando Bruno desconfia de que paquera com Ana Preta.
Pedro Varella, o Pepo (Osmar Prado) – É brincalhão, puro e ingênuo. Criado num reformatório até os 13 anos, foi preso e se vira como biscate. Torna-se amigo de André e namorado de Jenny. Participa de um assalto e durante a fuga conhece Aline, por quem se apaixona. É preso novamente e mantém seu romance com Aline. Quando sai da prisão, porém, percebe que Aline não aceita sua condição social e se interessa por Nancy, deixando Aline sozinha.
Gustavo Gurgel (Cláudio Cavalcanti) – Alegre, extrovertido, bonito e sempre bem arrumado. Era chofer de Nenê Vilaça (Riva Blanche) e se apresenta para Bruno Baldaracci como corretor de imóveis. Aproxima-se de Ana Preta a pedido de Baldaracci, para tentar comprar sua casa, mas acaba se interessando por ela. Seu nome verdadeiro é Benedito da Conceição. Sobrinho de Mãe Tiana (Elza Gomes), consegue provas que incriminam Baldaracci no caso da morte do Frei Nicolau e inocentam Malta Cajarana. Usa as provas para conseguir dinheiro de Ana Preta. Depois, encanta-se por Walkíria e finge ser decorador de interiores para que César não desconfie do romance. Envolve-se com Tarsila (Tessy Callado) com quem tem um filho, Napoleão, mas não consegue esquecer Walkíria, com quem se casa no final da história.
Nestor Garcia (Dionísio Azevedo) – Pai de Ana Preta. É um homem de saúde frágil, marcado por um tiro que levou no pulmão, vítima de Malta Cajarana. De vez em quando, bebe demais e dá trabalho para a família.
Mãe Tiana (Elza Gomes) – Mãe de santo que sabe a verdade sobre o crime do Frei Nicolau. Guarda provas que incriminam Bruno Baldaracci na morte do Frei e inocentam Malta Cajarana. É tia de Benedito da Conceição.
Jennyfer Garcia, a Jenny (Sônia Regina) – Filha de Ana Preta e Bruno Baldaracci. Implica com André (Tony Ramos) e sonha com a reconciliação entre seus pais.
Nancy (Regina Dourado) – Amiga de Ana Preta. Baiana, trabalha no cabaré Flor de Lys.
Lindaura (Lúcia Helena) – Amiga de Ana Preta. Trabalha no cabaré Flor de Lys.
Tarsila (Tessy Callado) – Amiga de Ana Preta. Trabalha no cabaré Flor de Lys. Envolve-se com Gustavo Gurgel, com quem tem um filho.
Raul (Reginaldo Faria) – Aparece no último capítulo e encanta Ana Preta com seu jeito simples, do interior.
Milene Dumont (Marie Antoinette) – Foi namorada de César na época em que ele morou em Paris. Vai ao Brasil disposta a reconquistá-lo e resolve destruir seu casamento. Depois do desaparecimento de Carina, volta a namorar César até voltar a Paris.
Mário Renner (Fernando José) – Empresário e homem de confiança de Carina. Cuida de sua carreira de bailarina.
Padre Felício (Renato Pupo) – Padre da cidade de Paço Alegre, no interior de Minas Gerais. Conciliador, preocupa-se com os habitantes da cidade.
Aurora (Vanda Costa) – Empregada que trabalha no apartamento de César, no Leblon.
Teodoro (Carlão Elegante) – Leão de Chácara do cabaré Flor de Lys.
Maria Vitória Hernandez (Irma Alvarez) – Empregada de Carina em Bariloche. Ajuda Carina a fugir para Uruguaiana, depois que a bailarina leva um tiro desferido por Titan/Vidal (Mário Petraglia).
Jurandino Trindade (Mário Petraglia) – Bandido perigoso. Participa do assalto a um supermercado no Leblon, que envolve André, Pepo e Curió (Timóteo da Costa), que acaba morto. Em outro momento, é contratado por César para matar Carina no exterior. Procurado pela polícia, morre num suposto acidente em Porto Alegre, encomendado por César e Bruno Baldaracci.
Bartolomeu (Lajar Muzuris) – Foi sacristão de Frei Nicolau, que todos pensam ter sido assassinado por Malta Cajarana. Sabe tudo sobre a vida dos moradores de Nilópolis e tem uma relação de dependência com Bruno Baldaracci, para quem trabalha como vendedor de velas em frente ao cruzeiro onde morreu o Frei.
Osório Raimundo (Luís Orioni) – Pescador de Ibicuí, é pai de um empregado que trabalhou na casa de praia de Carina. Recebe dinheiro de César Reis para dizer à polícia que André (Tony Ramos) matou Carina e enterrou o corpo nos arredores da Praia de Ibicuí.
Helen Carmerini (Érica Kupper) – Moça jovem, moderna, extrovertida. Brasileira, morava na Bolívia e veio para o Brasil fugindo de traficantes. Aluga a casa de praia de Carina por uma semana e encontra Walkíria. De brincadeira, pega os brincos de Walkíria, que fica muito irritada. Numa briga com Walkíria dentro de um barco, cai no mar e desaparece.
*Fonte: Memória Globo
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…