Cinco vezes em que Brasília foi bem retratada na tela

Compartilhe

No aniversário da capital federal, Próximo Capítulo reúne seleção de produções televisivas e cinematográficas que mostram Brasília com bons olhos

Durante um tempo, Brasília foi lembrada por sua bela arquitetura. Depois, ao longo dos anos, a corrupção política se impregnou erroneamente na história e na visão da capital (para fora dela). Querendo valorizar o quadradinho, reunimos minisséries e filmes que mostram Brasília como a gente quer ver: com bons olhos!

Brasília na tela

1. Felizes para sempre? (2015)

Crédito: YouTube/Reprodução. Olha os cobogós aí, gente!

A minissérie da Rede Globo, de Fernando Meirelles, acompanhava o dilema moral de cinco casais na capital federal. Apesar de muita gente só lembrar da cena de nudez da atriz Paolla Oliveira, a produção mostrou verdadeiros fascínios brasilienses, como os cobogós, o céu, a Universidade de Brasília, as quadras do Plano Piloto e até o Parque da Cidade. Deixando assim muitos brasilienses orgulhosos do que viram na telinha.

2. JK (2006)

Crédito: Rede Globo/Divulgação. Cenário clássico da capital em JK

A minissérie JK, de Alcides Nogueira, narrou os 74 anos de vida de Juscelino Kubitschek, o presidente que sonhou com a construção da capital federal e foi interpretado na televisão pelo ator José Wilker. O principal desafio da produção foi retratar as diversas fases de Brasília desde a construção até a inauguração. A abertura da produção chamou bastante atenção por ter sido feita com base em desenhos de Oscar Niemeyer e por representar alguns elementos de Brasília, como o Palácio do Planalto e o Memorial JK.

3. O último Cine Drive-in (2014)

Crédito: Vitrine Filmes/Divulgação

De direção do brasiliense Iberê Carvalho, a produção mostra um patrimônio importante da capital, o último cine drive-in do Brasil. No filme, o cinema é de Almeida (Othon Bastos), um sonhador que pretende manter o local aberto mesmo não atraindo a quantidade de espectadores do passado. Ao lado do filho, Marlombrando (Breno Nina), ele precisa lidar com a ameaça de demolição do Cine Drive-in. Dentre as muitas qualidades da produção, o longa tem muitas cenas de Brasília, que a transformam em uma personagem da trama.

4. Faroeste caboclo

Diferentemente da maioria das produções que retratam Brasília, o longa-metragem de René Sampaio, inspirado na história da música homônima da Legião Urbana, foi além e mostrou vários outros lados do quadradinho como o Paranoá e até o Entorno, tendo cenas gravadas no Jardim ABC, na Cidade Ocidental (GO), para retratar a Ceilândia no fim dos anos 1970. Mas é claro que tiveram os locais clássicos como UnB, Parque da Cidade, Esplanada dos Ministérios, as superquadras e Praça dos Três Poderes.

5. Somos tão jovens

Em Somos tão jovens, de Antônio Carlos da Fontoura, a história acompanha a chegada de Renato Russo, vivido por Thiago Mendonça, em Brasília em 1973 até formar a formação das bandas Aborto Elétrico e a Legião Urbana. Entre os principais cenários de Brasília retratados estão as superquadras, mas também tem a Esplanada dos Ministérios e outros pontos da cidade — tudo isso através da história de Renato Russo.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

2 semanas atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

2 semanas atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

3 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

4 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás