Canal Viva anuncia reprise da novela Brega e Chique, com Marília Pêra e Glória Menezes

Compartilhe

Com texto inspirado de Cassiano Gabus Mendes, comédia de 1987 vai ser exibida no Viva. Será que a abertura de Brega & Chique causará a polêmica do “nu com a mão no bolso” outra vez?

Estará o Brasil hoje mais avançado do que em 1987? Um sinal poderá ser dado quando o Viva começar a passar a reprise da novela Brega & Chique, prevista para substituir Sinhá Moça na faixa das 14h30. Isso porque essa era a novela do “nu com a mão no bolso”, lembra? Ao som de Ultraje a Rigor, a vinheta trazia um rapaz nu, de costas, caminhando “com a mão no bolso”. O Brasil de 1987 se sentiu escandalizado e uma palmeira foi colocada no traseiro do modelo. Depois, a imagem foi liberada. Depois, foi censurada ー a pedido da tradicional família brasileira e não do governo, vale ressaltar. E o vai-e-vem durou a novela inteira. Como será que o Brasil de 2018 vai se portar?

A polêmica da abertura foi grande, mas não conseguiu ofuscar o brilho de Brega & Chique, uma das melhores comédias da década na televisão brasileira. Inspirados, o autor Cassiano Gabus Mendes e o diretor geral Jorge Fernando comandavam um timaço que tinha Marília Pêra e Glória Menezes à frente. A dobradinha entre as atrizes deu super-certo e entrou para o rol das melhores da tevê brasileira.

Relembre a trama de Brega & Chique

O rico empresário Herbert Alvaray (Jorge Dória) mantém duas famílias paralelamente ー sem que uma saiba da outra, naturalmente. Oficialmente e para toda a sociedade, ele é casado com a socialite Rafaela (Marília Pêra), com quem tem três filhos: Ana Cláudia (Patrícia Pillar), Teddy (Tarcísio Filho) e Tamyris (Cristina Mullins). O genro Maurício (Tato Gabus Mendes) e a sogra Francine (Célia Biar) vivem pela mansão da família.

Por debaixo dos panos, também se relaciona com Rosemere (Glória Menezes), uma mulher pobre e simples. Para Rose, ele é Mário Francis, um homem que em nada se parece com o empresário rico. Eles têm uma filha, Márcia (Fabiane Mendonça). Do primeiro casamento, a batalhadora Rose tem Vânia (Paula Lavigne) e Amaury (Cacá Barrete). E ainda ajuda a cuidar do pai, Lourival (Fabio Sabag).

Quando os negócios não vão bem e Herbert percebe que pode falir, ele forja a própria morte e sai de cena ー em tempo: Cassiano deixa claro aí que, quando bem escrita, a trama da falsa morte e do personagem que tem duas vidas funciona e não é o fiasco da trama de Elizabeth/Duda de O outro lado do paraíso.

E aí que Rafaela e Rose se cruzam. O padrão de vida de Rafaela cai e ela se muda para um bairro de classe média. Na mesma época, Rose recebe uma misteriosa herança em dólares, fica rica e se muda para o mesmo bairro. Elas se tornam vizinhas e, mais do que isso, amigas, uma ajudando a outra a se adaptar à nova vida. As aulas de etiqueta de Rafaela para Rose renderam momentos impagáveis.

Marília Pêra como Rafaela em Brega & Chique

Além de Rose, Rafaela conta com a ajuda de Montenegro (Marco Nanini, numa parceria incrível com Marília Pêra), ex-secretário particular de Hélio que sempre foi apaixonado por ela. Segundo o site Memória Globo, os momentos de improviso entre Marília Pêra e Nanini eram tão bons que chegaram a ser levados ao ar.

Rose, por sua vez, tem o grosseiro Baltazar (Dennis Carvalho) em sua cola. O sobrinho de Baltazar, Bruno (Cassio Gabus Mendes), também teve bons momentos na novela, com seus erros de português corrigidos pela professora Mercedes (Patricya Travassos).

A novela já era boa e melhora ainda mais quando Herbert ressurge, com uma terceira identidade e uma recauchutagem total: Cláudio Serra, agora interpretado por Raul Cortez, mais um medalhão no elenco de Brega & Chique. É como Cláudio que ela procura a reaproximação com as mulheres e com a terceira parceira, Zilda (Nívea Maria). Durante uma conversa, Rose e Rafaela descobrem que eram casadas com o mesmo homem e que ele tinha uma terceira esposa, rompem a amizade, mas logo percebem que unidas é que podem contra ele. Claudio morre ー de verdade ー enquanto sonha com a face antiga e deixa as mulheres ricas, devido a dólares descobertos na Suíça.

Rose fica rica de repente em Brega & Chique, novela que será reprisada no Viva

Brega & Chique acabou marcando época, recebendo prêmios como o Troféu Imprensa e o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Era uma das novelas mais pedidas no site do Viva e será exibida ao mesmo tempo que Roda de fogo, outro sucesso oitentista da Globo. Será que o Viva quer promover uma volta aos anos 1980?

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

2 dias atrás

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

5 dias atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

2 semanas atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

2 semanas atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

2 semanas atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

2 semanas atrás