Cada segundo conta em quarta temporada familiar de O urso

Compartilhe

A aclamada série volta às origens e coloca o público em trama intensa com diálogos profundos em novo ano

Por Pedro Ibarra

A intensidade e a ansiedade estão de volta em O urso. Após uma temporada mais experimental e deprimida a série volta a aquecer na quarta temporada. A comédia, que nem sempre parece uma comédia, mais aclamada da televisão estreou na noite da última quarta-feira (25/6) na Disney+ e mostrou que vem para um ano mais parecido com o início avassalador em 2022.

Na nova temporada, a cozinha de Carmy (Jeremy Allen White) precisa correr contra o tempo, após Tio Jimmy (Oliver Platt) e Computador (Brian Koppelman) colocarem um relógio com a contagem de dois meses para o fim do restaurante. Sem saída, o chef precisa buscar uma estrela Michelin, honraria dada a restaurantes que seguem um padrão alto de qualidade, para conseguir manter vivo o sonho que sonhava com o próprio irmão. Porém, as dificuldades financeiras também exigem saídas criativas com menos gastos.

As dificuldades da cozinha e a alta tensão que é o serviço de qualidade Michelin são a linha narrativa principal, mas é nas minúcias que a série retoma o prumo que a fez um sucesso global. Os olhares para o relógio são um toque sutil que transmite toda a ansiedade contida em cada cena. Nunca em toda a série a placa com o escrito: “cada segundo conta” fez tanto sentido para a história.

Individualmente, é possível enxergar a bagagem dos personagens palpável em cena. Apesar de evitar a depressão muito presente no ano anterior, a produção continua cavando mais profundamente o emocional e psicológico dos personagens e, com isso, constrói diálogos de peso e com uma verdade quase real. É possível acreditar que a caminhada daquelas personagens poderia acontecer no mundo real.

Entre as diversas discussões interessantes levantadas por mais um grande roteiro, estão reflexões sobre os sonhos e o brilho nos olhos dentro do ambiente de trabalho. Será que amar o que faz é realmente não trabalhar nunca mais? Considerando a vida real, a resposta não é clara e dentro dessa ficção também não é.

Porém, parece que o criador Christopher Storer estava em uma situação parecida com as personagens que escreve. A quarta temporada é sobre voltar a sonhar e brilhar, porque a série quer este retorno após a abatida terceira temporada. Carmy parece um espelho de Storer, o sucesso vem do amor e esmero dedicados a essa produção. Não é da intenção de nenhum dos dois deixar a peteca cair, nem que isso signifique simplificar ou buscar o que parece impossível.

O urso chega à quarta temporada entendendo as contradições da vida, abraçando as ansiedades do cotidiano e provando que, assim como o arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe dizia, às vezes “menos é mais” realmente.

Serviço para os fãs?

Um fato interessante desta temporada é que os personagens mais amados pelos fãs com aparições curtas em episódios passados tem voltado aos poucos para alegria dos espectadores que entendem esse grupo do restaurante The Bear como uma família. Isso pode se adequar ao que chamam de fanservice, um termo em inglês que na tradução literal significa serviço para o fã, uma prática de agradar que assiste para ter mais popularidade. No entanto, está fácil de comprar, uma vez que os personagens mais carismáticos ganham tempo de tela.

Pedro Ibarra

Posts recentes

Trio de protagonistas comenta “Três Graças”, a próxima das nove

Dira Paes, Sophie Charlotte e Alana Cabral representam três gerações de uma mesma família enfrentando…

3 dias atrás

“Terra nostra: Io te voglio bene, amore mio”

Com Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda, o grande sucesso da televisão brasileira exibido na…

5 dias atrás

Coração de ferro discute o legado da armadura mais famosa da Marvel

Estreia da semana na Disney+, a nova série apresenta o futuro do estúdio em Riri…

2 meses atrás

Estão sendo injustos com ‘And Just Like That’?

Popular produção da HBO enfrenta tropeços com o público, mas ainda não é hora de…

3 meses atrás

Isa Salmen retorna à tevê em nova série bíblica da Record

Em O senhor e a serva, a atriz viverá Fortuna, uma mulher com traços de vilania…

3 meses atrás

Isabela Mariotto comenta sobre trajetória por diversas mídias durante a carreira

Atriz de teatro, Isabela Mariotto fala sobre a carreira no cinema e todo o sucesso…

3 meses atrás