Parem de falar mal de Brasília! Conheça três produções que valorizam a capital

Compartilhe

Lançamento de produções como Mil dias serve para acalentar o coração do brasiliense, natural de uma cidade muitas vezes mal falada nas telas

Ao longo dos 58 anos da capital, completados ontem, o brasiliense viu a cidade ficar estigmatizada Brasil afora com o rótulo da corrupção. Problema esse que não tem a ver com o quadradinho, mas com o fato de abrigar grande parte das sedes do poder, como o Congresso Nacional, onde estão a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, os ministérios, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.

Essa “mancha” na história de Brasília muitas vezes é perpetuada em produções audiovisuais. Em março deste ano, a Netflix lançou a série O mecanismo. Criado e dirigido por José Padilha, o seriado acompanha os desdobramentos da Operação Lava-Jato. E, exatamente por retratar uma questão política, a produção, em alguns momentos, faz críticas a Brasília. É a cidade que leva a culpa, e não os políticos, os ministros e os empreiteiros.

Na segunda-feira (23/4) estreia a terceira temporada de 1 contra todos, produção da Fox Premium protagonizada por Júlio Andrade. E, de novo, é a capital federal quem paga o pato em algumas situações. Na sequência, o filho do deputado Cadu (Júlio Andrade) é detido após se envolver com drogas. A justificativa do personagem durante a audiência é que a culpa seria da cidade, onde “todo mundo sai impune”. O juiz lava a alma de todo brasiliense ao responder ao jovem: “Mas Brasília não é a culpada!”.

Em pré-estreia no sábado (21) e com lançamento oficial neste domingo (22), a minissérie Mil dias — A saga da construção de Brasília está entre as produções que fazem o caminho contrário. Em vez de criticar a cidade, enaltece o quadradinho ao retratar a história dos pioneiros e candangos que ergueram a capital. Essa, inclusive, era a intenção da história, como revelou Luciana Pires, produtora executiva da Cine Group, que produziu a minissérie em parceria com o History Channel. “A verdade é que Brasília não representa só o brasiliense, mas o Brasil”, analisa.

Sob essa perspectiva confira uma lista de produções que valorizam Brasília. A ideia é dar audiência para quem entende o quadradinho!

Mil dias — A saga da construção de Brasília: Unindo ficção e documental, a minissérie conta a história do surgimento da nova capital federal. A produção faz isso sob a perspectiva de quatro personagens — o topógrafo Heitor (Bruno Bellarmino), o engenheiro Mauro (Rodrigo Garcia), a arquiteta Gilda (Renata Calmon) e o operário Domingos (Paulo Roque) — e uma série de depoimentos reais. Exibido aos domingos, às 23h35, no History.

O último Cine Drive-in: Longa-metragem de Iberê Carvalho lançado em 2014, a produção mostra um patrimônio importante para a história de Brasília: o último cine drive-in do Brasil. No filme, o cinema é de Almeida (Othon Bastos), que pretende manter o local aberto mesmo não atraindo a quantidade de espectadores do passado. Ao lado do filho, Marlombrando (Breno Nina), ele precisa lidar com a ameaça de demolição do local. Produção está disponível na Netflix.

Rock Brasília — Era de ouro: Produção do cineasta Vladimir Carvalho de 2011, o documentário faz um panorama do cenário roqueiro e musical de Brasília nos anos 1980, quando surgiram bandas como Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial. O filme pode ser assistido pelo YouTube.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

4 dias atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

4 dias atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

1 semana atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

2 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

4 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás