Brasil x México: O embate entre as atrações televisivas dos países

Compartilhe

Brasil e México se enfrentam na segunda-feira (2/7) pelas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia 2018. E, logo que o confronto ficou definido, a internet começou um embate entre os países. No entanto, não foi no gramado. Mas, sim, na televisão.

O Próximo Capítulo entrou na brincadeira e inspirado nos memes da internet promove abaixo uma disputa entre Brasil e México no quesito televisão, comparando personagens, novelas e programas das duas nações. Quem será que leva a melhor nesse confronto? Já aviso que está parecendo que vai dar empate — tomara que isso não se repita no campo, quem é que aguenta prorrogação ou pênaltis?

Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) x Soraya Montenegro (Itatí Cantoral)

As vilãs de Senhora do destino e Maria do Bairro, respectivamente, foram as primeiras a aparecer nos memes da internet para encabeçar a disputa. Personagens que roubaram a cena em suas tramas, elas ficaram conhecidas por atitudes sociopatas no passado que tiveram influencia nas narrativas das novelas.

Em Senhora do destino, Nazaré rouba a filha de Maria do Carmo na primeira fase da novela. Já em Maria do Bairro, Soraya começa a trama se fazendo de boazinha para agradar a tia Victória, mas logo mostra as garras quando Maria do Bairro chega à mansão dos De La Vega e percebe que pode perder Luis Fernando para a mocinha.

Além disso, as duas não tinham escrúpulos na hora de tirar um rival dos seus caminhos: Nazaré com sua escada mortal e Soraya no revólver mesmo.

Chaves x Os Trapalhões

Sucesso no México nos anos 1970 e 1980, o humorístico Chaves também conquistou o Brasil com a exibição no SBT — e, agora, mais recentemente chegando à tevê fechada pelo Multishow –, graças ao carisma do protagonista vivido pelo falecido Roberto Bolaños e também por retratar a história dos personagens da Vila.

Se o México tem o humor de Chespirito em sua história, aqui no Brasil, o destaque no mesmo período era o programa de humor Os Trapalhões protagonizado pelo quarteto Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. O humorístico figurou no topo durante anos e ganhou no ano passado uma nova versão produzida por uma parceria entre Globo e Canal Viva — sem a qualidade do original, mas a gente até perdoa pela nostalgia.

Ambos, ficaram conhecidos pelo humor ingênuo e por vários bordões. No lado de Chaves, o tradicional “isso, isso, isso”, e no lado dos Trapalhões, o linguajar terminado com “is” de Mussum, como “cacildis”.

Rebelde x Rebeldes

Essa é a disputa, que, na internet, tem pendido mais para o lado do México. Afinal de contas, foi no território mexicano que saiu o sucesso original: a telenovela Rebelde, que ficou três temporadas no ar e foi exibida pelo SBT no Brasil.

A trama acompanhava o dia a dia no semi-internado de Elite Way School com foco nos estudantes Mia Colucci (Anahí), Miguel Arango (Alfonso Herrera), Roberta Pardo (Dulce María), Diego Bustamante (Christopher Uckermann), Lupita Fernandez (Maite Perroni) e Giovanni Mendez (Christian Chávez), que descobriram uma paixão pela música.

Inspirado no sucesso, o Brasil fez a sua versão, o folhetim Rebeldes, produzido pela Record. Como a mexicana, a novelinha acompanhava seis alunos que formavam uma banda: Alice (Sophia Abrahão), Carla (Mel Fronckowiak), Diego (Arthur Aguiar), Roberta (Lua Blanco), Tomás (Chay Suede) e Pedro (Micael Borges).

As duas novelas conseguiram conquistar o público jovem, vender CDs, emplacar hits e lançar atores e cantores no cenário pop. Alfonso Herrera, por exemplo, esteve em duas grandes séries, Sense8 e O exorcista. Chay Suede se tornou num dos grandes nomes da nova geração de atores brasileiros e atualmente chama atenção em Segundo sol.

Chiquititas x Carrossel

Se no embate anterior, o RDB México tem mais chance de levar a melhor, o confronto entre as novelas infantojuvenis Chiquititas e Carrossel tem uma tendência maior para o lado brasileiro.

Chiquititas foi o grande hit do país no fim dos anos 1990 mostrando a história de um grupo de órfãos que vivia no orfanato Raio de Luz. A versão original teve cinco temporadas, garantiu audiência e venda de discos para o SBT, além de ter revelado nomes na dramaturgia e ter tido uma outra versão nos últimos anos.

Produzida no fim dos anos 1980, Carrossel acompanhava uma turma de crianças na Escola Mundial e também ganhou uma versão brasileira anos depois.

As duas tramas tinham muitas coisas em comum e, principalmente, os destaques para as personagens Carolina Correia (Flávia Monteiro) e professora Helena Fernández (Gabriela Rivero), que eram figuras importantes com ares de “segunda mãe” para as crianças das narrativas.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Ruptura retorna e preenche a expectativa com delicioso vazio misterioso

A série de sucesso da Apple TV+ estreia a segunda temporada com muita expectativa, mistério…

12 horas atrás

BBB 25: o Brasil (realmente) precisa de outra edição do reality?

Os preparativos para mais um ano do Big Brother Brasil já começaram. Além da necessidade…

1 semana atrás

‘O professor’: a série mais madura entre as teens; confira a crítica

Produção disponível no Disney+ mostra os desafios de um professor gay que quer mudar o…

2 semanas atrás

Round 6 retorna bem e prova que a história ainda não acabou

O Próximo Capítulo assistiu ao início da segunda temporada e passa algumas das primeiras impressões…

3 semanas atrás

Secret Level prometeu muito, cumpriu o que conseguiu

Com menções a Warhammer, Sifu, Mega Man, Concord e muitos outros jogos, a série antológica…

4 semanas atrás

Os 10 melhores episódios de 2024

Mais um ano chega ao fim e é claro que a tradição do Próximo Capítulo…

4 semanas atrás