Aruanas volta à programação da Globo nesta terça-feira

Compartilhe

A série Aruanas terá exibição a partir desta terça-feira depois de Fina estampa. A produção estrelada por Taís Araújo está completa no Globoplay

A Globo traz de volta a primeira temporada da série Aruanas, produção do Globoplay que será exibida às terças-feiras após a reexibição compactada de Fina estampa. O texto de Estela Renner e Marcos Nisti trata de um assunto mais do que atual: ecologia. Os 10 episódios da atração estão disponíveis no Globoplay (Leia aqui a crítica publicada quando a série estreou). O sucesso de Aruanas foi tão grande que a segunda temporada começou a ser gravada, mas teve que ser interrompida por causa do coronavírus.

Em Aruanas, a ativista Luísa (Leandra Leal), a advogada Verônica (Taís Araújo) e a jornalista Natalie (Debora Falabella) lideram a ONG que dá nome à série dirigida por Carlos Manga Jr. A organização visa defender o meio ambiente, evitando a degradação e lutando contra o desmatamento. A missão da vez é impedir o empresário Miguel (Luiz Carlos Vasconcellos) a construir uma mineradora em plena Floresta Amazônica. Elas contam com a ajuda da estagiária Clara (Thainá Duarte) e de André (Vitor Thiré). Miguel tem ao lado dele o genro Felipe (Gustavo Falcão) e a advogada Olga (Camila Pitanga).

Foto: Karen Gadret/Divulgação. Vitor Thiré une as paixões pela atuação e por ecologia em Aruanas

Quando Aruanas foi lançada, em setembro do ano passado, o Próximo Capítulo conversou com o ator Vitor Thiré sobre o trabalho dele na série. “Eu faço André: um ativista de campo da ONG Aruana, que usa técnicas de missão não-violentas para denunciar para o mundo os reais crimes que ocorrem na nossa Amazônia. Buscamos valorizar e preservar a vida dos ativistas e dos povos indígenas”, descreveu ele.

Vitor comemorou poder levar para a ficção uma preocupação com o meio ambiente que ele já tinha há muito tempo. “Sempre me interessei pela natureza, em preservá-la. Sempre assisti a filmes sobre o tema. Aruanas é a realização de um sonho por poder juntar essas duas paixões: arte e ativismo”, afirmou o ator.

Para ele, Aruanas tem o papel de entreter, mas também o de alertar, o de trazer reflexão: “A série vem, sobretudo, para trazer, além da reflexão e urgência sobre o tema, esse otimismo universal, na minha opinião. Mostrar para o maior número possível de pessoas o que realmente está acontecendo com a Floresta Amazônica – berço da maior diversidade natural mundial, o pulmão do mundo.”

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 semana atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 semana atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

3 semanas atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

4 semanas atrás

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

1 mês atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 meses atrás