Anos 1990: Relembre produções da época e conheça atrações atuais ambientadas no período

Compartilhe

Estreia da novela Verão 90 desperta a curiosidade sobre aquela década. Relembre produções que eram sucesso e outras que se passam nessa época

Por Adriana Izel e Vinicius Nader

Secretária eletrônica, fax, walkman, vídeocassete, cores neon por toda a parte. Os anos 1990 estão de volta, com a estreia, terça-feira, da novela Verão 90. A trama, escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, e com direção-geral de Jorge Fernando, se passa naquela década. Outras produções como Everything sucks, Narcos e American crime story, ajudam a matar as saudades da década em que víamos Xica da Silva, Friends e Barrados no baile, entre outras atrações.

Verão 90 trará a história dos irmãos João (João Bravo/Rafael Vitti) e Jerônimo (Diogo Caruso/Jesuíta Barbosa) e de Manuzita (Melissa Nóbrega/Isabelle Drummond), trio que fez sucesso na década de 1980 com o grupo Patotinha Mágica, se separou e, nos anos 1990, se reencontra.

A trama também tem a família Ferreira Lima, uma das mais ricas do Rio de Janeiro. A matriarca Mercedes (Totia Meireles) comanda os negócios, que incluem um canal de música na tevê, um hotel e uma boate. Ela é casada com Quinzão (Alexandre Borges), com quem tem dois filhos: Quinzinho (Caio Paduan) e Gisela (Débora Nascimento).

Crédito: Globo/Cesar Alves. Caio Paduan: “Antes da novela eu não surfava, mas já admirava. Hoje estou muito feliz por esse contato, ainda mais porque a natureza é uma bênção”

“Quinzinho é dono de uma emissora de tevê e nasceu em família milionária. É um cara de bem com a vida, leve, alegre e quer se divertir muito; porém, ao mesmo tempo, não reflete nunca sobre suas atitudes e escolhas, sempre baseado em si e nas verdades que carrega. Além disso, ele é um apaixonado pelo mar. Ele é divertido e inconsequente na mesma proporção”, afirma Caio Paduan, em entrevista ao Correio.

O ator aproveita para relembrar os anos 1990: “Tenho memórias especiais das minhas idas ao Maracanã com meu pai. Sem contar, também, nos brinquedos e músicas da época, que não têm como esquecer. É parte da história!”

Marcaram época

Algumas novelas exibidas naquela década também fazem parte da história da televisão. Meio de mansinho, sem fazer tanto alarde, a Manchete estreou Xica da Silva (1996), levando uma protagonista negra ao horário nobre, fato raro ainda nos dias de hoje. A novela marcou a estreia de Taís Araújo na televisão, ainda menor de idade e com um papel pra lá de ousado. O dia em que ela completou 18 anos marcou uma cena em que, nua, Xica da Silva toma um banho de cachoeira.

Crédito: Jorge Rodrigues Jorge/TV Manchete. Brasil. Atriz Tais Araújo na novela Xica da Silva.

Outro folhetim marcante daquela época foi Rainha da sucata, de Silvio de Abreu. Com o slogan “a Globo 90 é nota 100”, a emissora reunia um time de primeira para começar a comemorar seus 25 anos: Regina Duarte, Tony Ramos, Glória Menezes, Raul Cortez, Paulo Gracindo e Antonio Fagundes lideravam um elenco estelar. A trama traçava um interessante painel do Brasil da época.

Atmosfera do período

A novela Verão 90 fará o resgate dos anos 1990 na tevê aberta e no Brasil. Porém, lá fora, os canais por assinatura e o serviço de streaming já estão, desde os últimos anos, de olho na década. A ideia é tentar obter o mesmo sucesso com a nostalgia de produções sobre os anos 1980. Até por isso, a lista de estreias do último ano teve duas séries focadas no período: Everything sucks, da Netflix, e a segunda temporada de American crime story: O assassinato de Gianni Versace, da Fox, agora disponível também na Netflix.

Crédito: Scott Patrick Green/Netflix. Cultura. Cenas da série Everything sucks da Netflix.

A primeira, que é uma produção com pegada teen, mostra os desafios de crescer pelo ponto de vista do protagonista Luke (Jahi Di’Allo Winston), um jovem tímido que decide gravar um filme para o Clube de Vídeo da escola. Bebendo da fonte das produções dos anos 1990 e ambientada no período, a série debate bullying, sexualidade e autoestima, com referências ao período, como a versão de Luke para o clipe do hit Wonderwall, do Oasis, lançado em 1995.

Em American crime story, a década é retratada para ser fiel ao momento do assassinato de Gianni Versace. O estilista foi morto em 1997 por Andrew Cunanan e é essa história que a segunda temporada da antologia explora. Por ser baseada em fatos reais, a produção se aproveita de vários momentos marcantes da década de 1990, como quando Donatella Versace usou o ousado vestido inspirado em cintos, feito pelo irmão, no aniversário da revista Vogue, em 1993. As cores e as tendências do período também podem ser vistas nas roupas do assassino Cunanan.

Sucessos da década

Se seriados atuais buscam trazer a atmosfera dos anos 1990, nada melhor do que as séries do período para representar a época. Foi na década que os aficionados por seriados foram apresentados a dois grandes sucessos: a comédia Friends e o drama Barrados no baile.

Lançado em 1994, Friends surpreendeu ao mostrar o dia a dia de um grupo de amigos em Nova York. Carismático, o sexteto Rachel (Jennifer Aniston), Phoebe (Lisa Kudrow), Monica (Courteney Cox), Joey (Matt Le Blanc), Chandler (Matthew Perry) e Ross (David Schwimmer) conquistou o público com os dramas da vida adulta. A série teve 10 temporadas e até hoje os fãs pedem um revival.

Crédito: Fox/Reprodução. Elenco do seriado Barrados no Baile.

Outra trama que marcou época nos anos 1990 foi Barrados no baile. A história acompanhava os conflitos de outro grupo de jovens — desta vez uma turma moradora do luxuoso bairro de Beverly Hills, em Los Angeles. Desde o ano passado, o elenco original negocia o retorno da série. Em 2008, a produção ganhou um spin-off baseado nos filhos dos personagens, chamado 90210, em referência ao código da região.

Aposta brasileira
No ano passado, a Netflix anunciou a produção de uma série brasileira ambientada nos anos 1990. Intitulado Facção, o seriado será um thriller sobre a história de Cristina, uma advogada que descobre que o irmão é líder de um grupo criminoso. A série é uma criação de Pedro Morelli (Rua Augusta).

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

4 dias atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

4 dias atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

1 semana atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

2 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

4 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

4 semanas atrás