2018 termina como o ano das séries brasileiras. Cadê as novelas?

Compartilhe

Produções como Sob pressão e Onde nascem os fortes superaram as novelas em 2018. Crise à vista?

Adriana Esteves brilha como Laureta em Segundo sol

O ano vai terminando e as listas dos melhores de 2018 não falham: estão aí para quem quiser se divertir e entrar nas polêmicas que sempre aparecem. Na teledramaturgia, podemos dizer que definitivamente este ano foi marcado pelo destaque paras as séries na tevê aberta e nos serviços sob demanda, em detrimento das novelas. Será que é o fim do bom e velho folhetim?

Ainda não é pra tanto. Mas é bom ficar de olho. Isso acontece por dois motivos evidentes. O primeiro é que novelas como Deus salve o rei e Orgulho e paixão não convenceram e emplacaram poucas indicações fora do troféu do Domingão do Faustão, que, claro, privilegia as produções globais. Aliás, se interessar, a premiação é neste domingo (9/12), ao vivo, no programa de Fausto Silva.

O outro motivo, claro, é que as séries nacionais estão cada vez melhores. Tanto que já tem prêmio separando melhor ator de novela e melhor ator de série em duas categorias. Produções como Onde nascem os fortes, Sob pressão, Assédio e outras não deixam nada a dever às coirmãs estrangeiras. Estão, inclusive, de olho no mercado internacional.

Sinal de alerta aceso para as novelas

O sinal de alerta está aceso para as novelas. Basta olhar as indicações da Associação Paulista de Críticos de Arte para os melhores da tevê. Das 21 lembranças ligadas à teledramaturgia, 14 são de séries e 7 de novelas — Adriana Esteves concorre pela série Assédio e pela novela Segundo sol. Qual delas você prefere?

Até mesmo a Globo, grande guardiã do formato tradicional, já entendeu a força da série e investiu pesado em títulos lançados no Globo Play, como Assédio e Ilha de ferro. E promete vir com mais de cem títulos nacionais e internacionais em 2019, numa expansão de causar inveja em qualquer um.

Mais do que o prenúncio do fim, esse recuo das novelas é um sinal de que nossos autores precisam urgentemente se oxigenar e se modernizar. Solução tem! Não deixem a novela morrer, nem acabar!

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

3 dias atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

3 dias atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

1 semana atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

2 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

4 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

4 semanas atrás