Patrick Selvatti
Anúncio de remake de novela sempre gera expectativa sobre o novo elenco. Imagina quando se trata de um clássico imortal como Vale tudo — novela de 1988, escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Após meses de especulação, alguns nomes do elenco da nova versão foram cravados publicamente nesta quarta-feira (16/10) no Upfront 2025, encontro de negócios que trouxe as novidades da Globo para o próximo ano, ocorrido em São Paulo.
O ápice da noite ficou com Debora Bloch, que se apresentou ao público como a icônica Odete Roitman. Convidada após a recusa de Fernanda Torres, que preferiu se dedicar à campanha para o Oscar do aclamado Ainda estou aqui, a veterana sai de No Rancho Fundo diretamente para assumir a arqui-vilã imortalizada por Beatriz Segall na versão original.
Na versão que terá direção artística de Paulo Silvestrini, a grande heroína da história, Raquel Accioli, de Regina Duarte, está nas mãos de Taís Araujo, que ficou responsável pelo anúncio, previamente gravado e exibido em um telão, do ponto de partida da nova programação da emissora. Outros nomes anunciados foram os de Humberto Carrão, como o bom-moço Afonso (Cássio Gabus Mendes), e de Cauã Reymond, como o gigolô César (Carlos Alberto Riccelli) — que, assim como Taís, foram os primeiros nomes cogitados e confirmados.
Vale tudo está sendo reescrita por Manuela Dias, da bem-sucedida antologia Justiça, que tem sido alvo de diversas críticas após entrevista à Folha em que insinua que as maldades de Odete serão amenizadas e pela escolha da quase novata Bella Campos como Maria de Fátima, papel defendido com maestria por Glória Pires em 1988.
Além disso, é controversa a escalação de Paolla Oliveira para dar vida à Heleninha Roitmann, uma vez que a personagem composta por Renata Sorrah era uma alcoólatra frágil que não orna com a figura voluptuosa da possível nova intérprete. Oficialmente, Paolla ainda foi anunciada como a escolhida, mas deverá ser.
O mocinho cheio de camadas Ivan Meirelles será vivido por Renato Góes, recém-saído de Família é tudo — escolha também polêmica. Internautas e críticos de televisão consideram o ator pernambucano ainda muito cru para uma posição tão relevante. O par romântico de Raquel foi vivido pelo já experiente Antônio Fagundes na versão original.
Pontos positivos da escalação de craques foram: Julio Andrade, raro em novelas, que ficou com Rubinho, pai de Fátima, uma participação especial; a ótima Belize Pombal, revelada, ao mesmo tempo, em Renascer e Justiça 2, será Consuelo, dividindo cenas com Karine Teles, como Aldeíde; Malu Galli, que será Celina, repetindo a parceria com Debora Bloch, de quem também foi irmã em Sete vidas (2015); e Luis Salém, como o mordomo Eugênio.
Não anunciados nessa quarta-feira (16/10), mas confirmados, ainda temos, em Vale tudo, Luís Mello como Bartolomeu, Edvana Carvalho (a Inácia de Renascer) como Eunice e Ramille (também de Família é tudo) como Fernanda — no núcleo da família de Ivan.
Já o vilão Marco Aurélio (de Reginaldo Faria) deverá ser incorporado por Alexandre Nero, que, assim como Debora Bloch, está no ar em No Rancho Fundo. Diretamente de Renascer, Matheus Nachtergaele é nome certo como Poliana (Pedro Paulo Rangel). Alice Wegmann — de Justiça 2 e Rensga Hits! — foi sacramentada pela própria Manuela Dias, em comentário de postagem no Instagram, como Solange Duprat.
Faltam, ainda, definir quem interpretará a assassina original de Odete Roitmann, Leila (Cássia Kiss), assim como o casal lésbico Laís (Cristina Prochaska) e Cecília (Lala Schneider). Nomes como Carolina Dieckmann, Debora Falabella e Nanda Costa estão no páreo. Para Sardinha (Otávio Muller), o humorista Paulo Vieira foi convidado, mas recusou.
A estreia deste remake repleto de discussões está prevista para 30 de março de 2025, com previsão de término para 17 de outubro do mesmo ano. Vale tudo será substituída por uma trama original de Gloria Perez.
A série de sucesso da Apple TV+ estreia a segunda temporada com muita expectativa, mistério…
Os preparativos para mais um ano do Big Brother Brasil já começaram. Além da necessidade…
Produção disponível no Disney+ mostra os desafios de um professor gay que quer mudar o…
O Próximo Capítulo assistiu ao início da segunda temporada e passa algumas das primeiras impressões…
Com menções a Warhammer, Sifu, Mega Man, Concord e muitos outros jogos, a série antológica…
Mais um ano chega ao fim e é claro que a tradição do Próximo Capítulo…