Aberturas nem sempre são mero detalhes em novelas. Confira alguns casos que elas deram mais o que falar do que as próprias tramas!
Novo mundo, Por amor, Brega & chique, Ti ti ti, Tieta… o que as novelas citadas têm em comum? Acertou quem disse aberturas memoráveis, seja por grafismos sofisticados, seja por polêmicas ou músicas marcantes. A lista de aberturas incríveis é muito maior que essa, eu sei. Mas então: ajuda aí e diz quais clipes teriam lugar no seu top five?
Confira cinco aberturas incríveis
Ti ti ti (1985)
Estamos falando da trama de 1985 – e não do remake de 2010. A música é a mesma, primeiro com o grupo Metrô (quer coisa mais anos 1980 que o Metrô?) e depois com Rita Lee, mas a abertura original é mais revolucionária. Ainda mais porque estamos novamente na década de 1980. A novela de 1985 também é bem melhor do que a de 2010, embora as duas tenham sido engraçadas. Apenas a rixa entre os dois costureiros soou datada no remake. Talvez o maior pecado da segunda tenha sido mais do que se inspirar, se prender na primeira. Vale para a abertura e para a novela.
Brega & chique (1987)
Esse é daqueles exemplos que a novela ficou mais falada pela abertura do que pela trama propriamente dita. Não que o texto de Cassiano Gabus Mendes (um mestre!) fosse ruim ou que as protagonistas vividas pelas damas Glória Menezes e Marília Pêra não funcionassem. Mas estamos falando de uma abertura que — ousadia das ousadias! — trazia um homem “pelado, pelado. Nu com a mão no bolso”. Era assim que, de costas, o modelo Vinicius Manne aparecia ao som de Pelado, na voz do Ultraje a rigor. Um ultraje ao bom senso, a censura federal (estamos em 1987, lembra?) determinou a inserção de uma folha de parreira no bumbum do rapaz, mas depois acabou cedendo. Clica no clipe e vê a versão que escolhemos pra você!
Tieta (1989)
Ao som de Luiz Caldas, todo dia nos lembrávamos que Tieta não era feita da costela de Adão e a equipe de efeitos visuais da Globo era de se tirar o chapéu. Até para os padrões de hoje as curvas da modelo se fundindo com os galhos e outros traços da natureza chamariam a atenção. Vale lembrar que a trama escrita por Aguinaldo Silva e estrelada por Betty Faria está sendo reprisada no Viva.
Por amor (1997)
Impossível não esboçar ao menos um sorriso ou um suspiro ao ver a abertura da trama de Manoel Carlos que está sendo exibida pela segunda vez no Viva. Fotos vindas do álbum de família de Regina e Gabriela Duarte — mãe e filha no folhetim e na vida real — se entrelaçavam ao som de MPB 4 e Quarteto em Cy. O resultado é encantador e faz parte do meu top 5 com certeza.
Novo mundo (2017)
Pensa que fazer aberturas marcantes e bem cuidadas é coisa do passado? Liga em Novo mundo, na faixa das 18h, e vê se continua pensando assim. Não, né. A música e as imagens transportam o público para o navio que trouxe a princesa Leopoldina ao Brasil para conhecer Dom Pedro. Os efeitos ainda ajudam o público a entrar no clima da ótima novela.