A vida pela frente é uma viagem nostálgica à adolescência

Compartilhe

Série que estreia nesta quarta (21/6), no Globoplay, acompanha a trajetória de seis estudantes de um colégio da zona sul carioca

Por Patrick Selvatti

A nostalgia é um grande trunfo para o storytelling. Na hora de contar uma história, despertar o sentimento de saudosismo é uma aposta infalível e essa, sem dúvida alguma, é a principal arma utilizada pelos produtores de A vida pela frente, série que estreia nesta quarta-feira (21/6) no Globoplay. Tendo o Rio de Janeiro como cenário e a virada do milênio, entre 1999 e 2000, como pano de fundo, a obra de 10 episódios atravessa o antes e depois de uma reviravolta marcante na vida de seis adolescentes, navegando por temas como saúde mental, responsabilidade afetiva e luto. A narrativa acompanha a trajetória de amigos de personalidades distintas: Beta (Flora Camolese), Cadé (Jaffar Bambirra), Marina (Muse Maya), Vicente (Henrique Barreira), JP (Lourenço Dantas) e Liz (Nina Tomsic),que encaram durante o último ano do segundo grau na fictícia Jardim do Futuro, escola da zona sul carioca.

A série original é inspirada na adolescência das criadoras, Leandra Leal, Rita Toledo e Carol Benjamin. “Coisas que aconteceram com a gente, outras que ouvimos falar. Ela aborda essa fase que é muito potente, essa fase de descobertas. Eu me identifico muito com a adolescente que fui e ainda sinto que tenho esse olhar de descobertas”, disse Leandra, que atua na série e divide a direção com Bruno Safadi. “A gente queria falar sobre o lado das festas, das descobertas, mas também falar das dores, das questões”, expôs Rita. “A gente trouxe para a série muitos acontecimentos que nos atravessaram”, acrescentou Carol.

As três criadoras se conhecem desde a adolescência — época que, segundo elas, forma a identidade — e são apaixonadas pelo tema. Juntas, elas decidiram, em 2013, tratar de assuntos difíceis de posicionamento no mundo, de reconhecimento de si próprio e inspiração, a partir da morte de uma garota que integra o grupo. “Queríamos mergulhar na intensidade e potência dessa fase da adolescência. A série fala de uma fase muito especial através da perda, de como vão lidar dali em diante”, descreve Leandra, que interpreta Tereza, a mãe de uma das protagonistas.

Luto

De acordo com as criadoras, A vida pela frente faz uma metáfora com a morte. “Além da experiência de perder alguém importante, a adolescência também é uma fase de luto daquilo que passou e mudou muito rapidamente. A morte não passa pela cabeça de um adolescente, que naturalmente testa os limites, acredita que será eterno. E eu perdi o pai nessa idade, sei bem como é esse sentimento. Não é espelho, mas tem inspiração”, revela a atriz, autora e diretora. “Tem sensibilidade e crueza e não é só para adolescentes, mas também quem viveu aquela época”, conclui.

O elenco reúne, ainda, Angela Leal, Estrela Straus, Rodrigo Pandolfo, Ângelo Antônio, Stella Rabello, Claudio Mendes, Letrux, Helena Bonjour, Luiz Henrique Nogueira, Gustavo Vaz, Yara Charry, Josie Antello, Raquel Paixão e Rafael Saraiva.

A produção tem supervisão de roteiro de Lucas Paraizo — responsável pelos sucessos Sob pressão e Os outros — e será apresentada em duas partes. A segunda estreia em 6 de julho.

Patrick Selvatti

Sabe noveleiro de carteirinha? A paixão começou ainda na infância, quando chorou na morte de Tancredo Neves porque a cobertura comeu um capítulo de A gata comeu. Fã de Gilberto Braga, ama Quatro por quatro e assiste até as que não gosta, só para comentar.

Posts recentes

Irmão do Jorel comemora 10 anos com lançamento da quinta temporada

Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…

1 mês atrás

Acabou o mistério! Globo anuncia elenco de “Vale tudo”

Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…

1 mês atrás

Montada para o mundo, Miranda Lebrão fala sobre experiência no RuPaul’s Drag Race Global All Stars

Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…

1 mês atrás

Rita von Hunty comenta sobre experiência em série gravada em Brasília

Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…

2 meses atrás

A franquia faz sátira humana sobre Hollywood na Max

Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…

2 meses atrás

Família Belfort fala sobre a saudade de Priscila 20 anos após o desaparecimento

Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…

2 meses atrás