Edição do MasterChef Profissionais desta terça (27/11) evidenciou as inseguranças dos cozinheiros. Com três chefs na disputa, o reality já tem favoritos!
O Masterchef Profissionais caminha para o fim. No episódio desta terça (27/11), foram decididos os três finalistas. A edição ainda teve show de insegurança e um final emocionante. Faltou lenço para enxugar as lágrimas lá em casa!
A primeira prova da noite marcou a despedida das provas em equipe desta temporada do MasterChef. Um emocionado Erick Jacquin voltou à cozinha do Le Bife, restaurante que foi dele, faliu e reabriu com outros sócios. O desafio era dos grandes: cozinhar dois menus completos para chefs e convidados franceses.
Jacquin estava visivelmente feliz e emocionado com a prova, mas isso não impediu o francês de mostrar as garras. Quando ele estava apresentando os pratos aos quatro chefs ainda na competição ー Manu, Rafael, Heaven e Willian ー, veio a primeira bronca. Ele reclamou que a sobremesa mil folhas vinda da cozinha do Le Bife não estava apresentável.
Antes de os cozinheiros começarem a executar os menus, Henrique Fogaça lembra que a prova será em equipe, mas a avaliação, individual e que apenas um dos quatro venceria e garantiria a primeira vaga da semifinal. Com uma temporada marcada por várias brigas nas provas em equipe foi bonito ver Rafael, Willian e Manu trabalhando juntos ー Heaven, coitada, ficou um pouco isolada na praça das sobremesas.
Aliás, essa praça foi a única problemática de verdade da prova. Heaven teve dificuldade em abrir a massa folhada do mil folhas. Um simpático Jacquin a ajudou. Depois, a primeira fornada da massa não cresceu direito. Jacquin disse a ela que colocasse mais uma folha por cima, ela não entendeu e pediu que ele repetisse. Ele repetiu. A massa não cresceu. Ela disse o que tinha feito e ele negou que tinha falado o que falou. Já era tarde. Não dava mais tempo e Jacquin resolveu que os comensais não poderiam escolher a sobremesa: era mousse de chocolate para todo mundo, pois o mil folhas não seria servido. “Fiquei pensando que a gente poderia ter visto as dificuldades da Heaven e ajudado ela”, lamentou Rafael.
Antes disso, Rafael foi jocosamente chamado por Jacquin de “o rei do sifão”, pois o rapaz estava acrescentando uma espuma à entrada do menu. Mas ao provar, o francês deu o braço a torcer: “você melhorou minha receita.”
De volta aos estúdios, os jurados Jacquin, Fogaça e Paola Carosella eram só elogios para o quarteto. Mas, como havia avisado Fogaça, só um subiria para o mezanino. Esse um foi Rafael, muito elogiado por Jacquin. A decisão não agradou a Willian, que achava que tinha liderado a equipe e feito mais coisa. “Meu erro foi liderar e permitir que Rafael fizesse todos os principais processos”, refletiu Willian.
Saiba como foi a prova de eliminação do MasterChef!
A prova de eliminação do Masterchef era de reprodução. Nas bancadas de Manu, Willian e Heaven havia um livro de receitas do MasterChef Profissionais. Mas era um livro de receitas sem receitas. É MasterChef, né?
“Vocês têm a foto, a história da receita e devem, com as próprias referências, fazer uma releitura”, explicou Paola, que já antevia as dificuldades. “Vai ser muito difícil eliminar um hoje. É a temporada mais difícil para gente”, disse a argentina.
Os chefs devem abrir o livro numa página aleatória e cozinhar o que estava naquela marca. Willian e Manu abriram na mesma página e tiveram que reproduzir a receita colombiana bandeja paisa. Heaven ia abrir na mesma página, mas deu uma roubadinha quando percebeu e acabou ficando com curry indiano.
Muito nervoso, Willian medita antes de começar a cozinhar. A ansiedade acabou atrapalhando o chef. Quando Paola vai à bancada dele, ele explica que quer fazer um canelone de arroz. A um “o que!?” seguiu uma cara de espanto. Foi o suficiente para o rapaz mudar de ideia. Desastrado, William derruba o azeite duas vezes.
O tempo vai passando e a impressão é que nada vai dar certo. Mesmo com toda a ajuda de Rafael, Manu se complica com a quantidade de processos que resolve fazer. Paola fica desesperada com cada contagem de Ana Paula Padrão.
Na hora da avaliação, Willian era um poço de insegurança. O rapaz estava desolado porque o arroz não estava no ponto desejado por ele. Com choro embargado, nem conseguiu descrever a receita direito. Mas quem tem que gostar são os jurados, não é mesmo? E eles gostaram! Willian está na semifinal.
A berlinda ficou entre Manu e Heaven. “Vocês tem olhares muito diferentes uma da outra. Heaven é muito Heaven. E Manu, mesmo que não acredite, tem um estilo. Os dois pratos estavam muito bons ー um mais simples e outro mais complexo”, avaliou Paola, sem segurar a emoção. A eliminação é anunciada e Manu está fora do programa. Ao se despedir de Heaven pediu: “Representa a mulherada” e ao abraçar Paola jogou verde: “Queria muito fazer um estágio com você” e colheu um “vem! Vai ser uma honra. Passa lá”. Esperta essa Manu!
Com isso, a semifinal do MasterChef Profissionais terá o favorito Rafael, Willian (que está crescendo no momento certo do jogo) e o azarão Heaven.