“Coração acelerado” vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento feminino
Patrick Selvatti
Em um cenário onde as letras sertanejas já parecem cenas prontas para a televisão, chega ao horário nobre uma novela que faz dessa premissa sua alma. Coração acelerado, nova produção das 7, estreia em 12 de janeiro com o objetivo audacioso de narrar uma história de amor, identidade e potência feminina tendo como pano de fundo o universo da música sertaneja — e ambientada no coração do Cerrado. Criada e escrita por Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento, com direção artística de Carlos Araújo, a trama — que tem como cenário Goiânia e cidades goianas históricas como Pirenópolis e Goiás Velho — se define como uma “comédia romântica musical”. Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (09/12), a equipe por trás do projeto detalhou sua inspiração e ambições.
“A ideia veio da minha paixão pela história popular, porque identifico o sertanejo como o gênero mais parecido com novela no universo da música. As canções sempre contam uma história de amor, falam de sentimento, são populares, comunicam imediatamente. Eu tinha uma certa fascinação por isso”, revelou Izabel de Oliveira, que no currículo tem outras novelas musicais como Cheias de charme (2012) — a das Empreguetes — e Verão 90 (2019).
A trama acompanha a trajetória de Agrado Garcia, interpretada por Isadora Cruz. Criada nos bastidores de caravanas musicais pelo interior do Brasil, a personagem é uma cantora e compositora talentosa que busca seu espaço em um meio historicamente dominado por homens. A obra promete celebrar a força das mulheres no sertanejo, com referências a ícones como Marília Mendonça, Maiara e Maraísa, e Simone e Simaria.
“A gente aborda um pouco a vida real em contraste com a vida midiática. As pessoas têm um embate entre a verdade e a mentira, né? Que é a mentira das redes, a vida falsa… Os artistas na nossa novela se cansam dessa superexposição, das mentiras, da rapidez com que elas se espalham”, explicou a coautora Maria Helena Nascimento, autora de Rock story (2016).
Reencontros e retornos
Um dos pontos altos da coletiva foi o anúncio do reencontro das atrizes Leandra Leal e Isabelle Drummond, que brilharam juntas como protagonistas de Cheias de charme, ao lado de Taís Araújo e Claudia Abreu. Agora, elas formam uma dupla de vilãs: Zilá e Naiane Sampaio, mãe e filha, herdeiras de um poderoso conglomerado familiar.
“Acho que é muito legal ver a Lelê, já mãe de dois filhos… E a gente está se reconhecendo”, comentou Isabelle Drummond.
Leandra Leal retorna às novelas após 11 anos, período em que se dedicou ao cinema, teatro, direção e à maternidade. “Queria muito fazer novela agora… A novela tem um lugar de alcance no nosso país gigantesco. E, até para fazer tantos projetos autorais, fazer novela é essencial”, afirmou a atriz. Ela destacou ainda a parceria com Daniel de Oliveira, que será seu marido na trama: “Daniel é um dos atores que eu mais contracenei na vida. A gente já fez muita coisa. Na primeira, eu tinha 19 anos, foi Cazuza. Ele é meu amigo de vida.”
Tradição e modernidade
A trama promete explorar não só os holofotes, mas também as tensões internas do gênero musical. Guito, ator e violeiro revelado em Pantanal (2022), integra o elenco e falou à coluna sobre sua abordagem: “Vivo de viola, vivo da música, poder representar esse meio novamente é muito bacana. Eu não sou do sertanejo mais pop, sou mais raiz, e há, na trama, também esse conflito entre o moderno e o tradicional”.
Quem também vive desafios é Gabriel Godoy, que chega a mais uma novela das 19h como um radialista, persona famosa e conhecida da cidade goiana fictícia de Bom Retorno. O primeiro desafio, segundo o ator paulistano, é a prosódia. “Ontem foi meu primeiro dia no estúdio e basicamente foi uma iniciação ao sotaque goiano”, comentou. Já o segundo desafio é o fato de o novo personagem, o radialista Palhares Leite, não ser cômico. “Eu vou ter que me segurar para não levar para esse lado”, brincou.
A história
Com um elenco repleto de nomes consagrados e novos talentos, Coração acelerado se prepara para cantar uma história que promete misturar as emoções típicas do sertanejo — a “sofrência”, o humor e o romance — com uma reflexão sobre fama, autenticidade e o poder das mulheres que desafiam os palcos.
A obra aborda a força das mulheres no universo da música sertaneja a partir da vida de Agrado Garcia (Isadora Cruz), uma cantora e compositora talentosa que batalha para conquistar uma carreira de sucesso. Criada na caravana de sua madrinha, onde a mãe se apresentava com outros cantores pelo interior do Brasil, a jovem cresceu embalada pelas canções de Marília Mendonça, Maiara e Maraísa, Simone e Simaria e outras cantoras que explodiram nas paradas musicais, despontando em um universo até então dominado por homens.
Quando criança, no concurso de uma rádio do interior de Goiás, Agrado conhece João Raul (Filipe Bragança), um menino que, assim como ela, sonha em ser cantor. Os dois decidem apresentar juntos uma composição de Agrado, mas ela acaba precisando abandonar o concurso. Antes de partir, deixa com João Raul sua medalhinha de Santa Cecília, e fica com uma pulseira com as iniciais do menino. Os dois se desencontram, e os anos passam.
Mais tarde, João Raul se torna um grande astro sertanejo e usa suas redes sociais para procurar a “garota do seu passado”. A publicação causa um alvoroço na internet, principalmente porque atinge a influenciadora digital Naiane Sampaio (Isabelle Drummond), com quem o cantor tinha um romance. Em meio à revolta de Naiane, o destino dá um jeito de juntar os caminhos de João Raul e Agrado Garcia novamente, sem que ele saiba que ela é a moça a quem tanto procura. A partir desse encontro, conflitos que atravessam gerações vêm à tona e conectam de formas diferentes os personagens da trama.
O elenco traz, ainda, nomes como Letícia Spiller, Marcos Caruso, Gabz, David Junior, Stepan Nercessian, Diego Martins, Elisa Lucinda, Antonio Calloni, Thomás Aquino, Evaldo Macarrão, Lucas Wickhaus, Alexandre David, Kamila Amorim, Virginia Rosa, Ramille, Cida Mendes, Luciana Souza, Fernanda Pimenta, Luellen de Castro, Victtor Hugo Maia, Luiz Henrique Nogueira, Nina Baiocchi, Nathalia Cruz, Yrla Braga, Claudio Mendes e Renata Caetano. A cantora Paula Fernandes também está no elenco.

