O ator de 12 anos, criado na comunidade carioca, interpreta o protagonista de A infância de Romeu e Julieta, no SBT
Patrick Selvatti
Na novela A infância de Romeu e Julieta, do SBT, o Romeu da história é vivido por Miguel Ângelo. Na versão infantil inspirada na obra de William Shakespeare, o personagem mora em um condomínio de luxo de São Paulo e é negro. Seu intérprete, por sua vez, é nascido na Cidade de Deus, uma favela da periferia do Rio de Janeiro, e precisou se mudar para a capital paulista, junto com a mãe, Vânia Regina da Silva.
Aos 12 anos, o ator entende a responsabilidade que carrega e da inspiração que representa para outras crianças negras que não tiveram a mesma oportunidade. Até porque o fato de Romeu ser de uma família rica e poderosa gera reflexão sobre preconceitos.
“Eu me sinto muito honrado em poder mostrar que podemos ser o que quisermos, mas entender também que não é fácil realizar os nossos projetos e sonhos”, declara Miguel Ângelo que, assim como Romeu, adora esportes e é aventureiro. Para a preparação do personagem, precisou fazer aulas de tênis, um esporte de elite que ele nunca pensou em aprender — é mais ligado a futebol e basquete.
A carreira de Miguel Ângelo começou em 2014, quando participou da série O caçador, dirigida por José Alvarenga Jr e Heitor Dhalia, disponível na HBO Max. Em 2018, Miguel Ângelo fez uma participação no curta O nosso legado, exibido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. Também atuou em Barba, cabelo e bigode, longa da Netflix, de 2022, dirigido por Rodrigo França e Leticia Prisco, e na série Candelária, com direção de Luis Lomenha e Marcia Faria, ainda inédita. No teatro, ele atuou no infantil O mágico de OZ e na peça O amor como revolução, adaptação do livro homônimo do pastor Henrique Vieira, dirigida por Rodrigo França e coproduzida por Lázaro Ramos.
Premiado
Este ano tem sido de reconhecimento do talento do ator mirim. Ele ganhou o Prêmio Jovem Brasileiro, na categoria Jovem do Futuro, e está indicado no Prêmio Noticiasdetv.com, na categoria Melhor ator mirim ou em papel adolescente. O resultado deste prêmio será conhecido em 4 de dezembro. Recentemente, saíram as indicações de outra premiação, o 1º Prêmio ArteBlitz de Novela — Miguel Ângelo concorre na categoria Melhor Ator Revelação, em que é a única criança indicada.
No que diz respeito à sociedade brasileira, o menino pobre, negro, da periferia, filho de mãe solo já é um vencedor e tem aberto um importante espaço para as novas gerações.