O Próximo Capítulo faz um guia para a série estrelada por Rosario Dawson, que já tem os dois primeiros episódios disponíveis no Disney +
Por Caetano Mota* e Khalil Santos
Desde o lançamento de Star wars: uma nova esperança, em 1977, o público já sabia que a saga marcaria atemporalmente a história do cinema. Para a geração Z que cresceu fã, a expansão do universo cinematográfico permitiu que Luke ou Anakin Skywalker não fossem os únicos heróis para o público. A partir disso, surge Ahsoka Tano, a aprendiz de Anakin, o jedi que se tornaria Darth Vader, um dos maiores vilões de todos os tempos.
Do diretor e produtor Dave Filoni, Ahsoka vem para fechar as pontas que a personagem deixou em aberto em Star wars: rebels, animação que conta a história dos primórdios da Rebelião. Assim como na Marvel e na DC, o universo de Star Wars também necessita de conhecimento prévio de outras produções para entender mais facilmente os filmes e séries lançados. Aqui, o Próximo Capítulo te mostra os principais pontos que você precisa saber antes de assistir Ashoka.
Quando a minissérie se passa?
Vamos ser sinceros: a linha do tempo de Star Wars só não é mais confusa que a de X-Men. Entretanto, isso não significa que Ahsoka está tão desconexo das últimas produções da franquia. No cânone de Star Wars, a minissérie se passa paralelamente aos eventos da terceira temporada de The Mandalorian, cerca de 10 anos após Star wars: o retorno de jedi e aproximadamente 20 anos antes dos acontecimentos de Star wars: o despertar da força.
Quem é Ahsoka Tano?
A personagem foi introduzida no filme animado de 2008 Star wars: a guerra dos clones e, posteriormente, se tornou um dos principais personagens da série de sucesso homônima. A jornada de Ahsoka teve continuação em Star wars: rebels e em The Mandalorian, na qual a versão live-action da heroína, estrelada por Rosario Dawson, foi introduzida na segunda temporada.
Apelidada de “abusada” por seu mestre Anakin Skywalker, Ahsoka foi descoberta pelo mestre jedi Plo Koon ainda criança e levada para o templo jedi em Coruscant, onde deu início ao seu treinamento. A jovem, da espécie togruta, esteve envolvida em diversas batalhas e confrontos nas Guerras Clônicas.
Porque ela não é considerada um Jedi?
Na quinta temporada de Star wars: a guerra dos clones, Ahsoka Tano foi incriminada de plantar uma bomba na ordem Jedi e ela não conseguiu limpar seu nome, sendo capturada e perdendo seu título de Padawan. Mais à frente na série, Anakin descobre quem foi o verdadeiro culpado pelo ataque e consegue readmitir Ahsoka na ordem, mas ela recusa o convite de retorno alegando querer forjar o seu próprio caminho.
Essa trilha única refletiu mais tarde em sua aparição com os sabres de luz de cor branca, para demonstrar o caminho neutro adotado pela personagem, que não possuía nem um lado Jedi, representado pelo azul, verde e roxo, nem o lado Sith, representado pelo vermelho.
Ela resolveu viver uma vida pacífica e silenciosa sob a alcunha de “Ahsla”, o que a fez sobreviver a Ordem 66 até o encontro com os caçadores de Jedi, os Inquisidores, nos primórdios do Império. Ahsoka lutou bravamente e, ao lado de Bail Organa (pai adotivo de Leia), se uniram à Cruzada da Resistência.
A Ghost e Ezra
Em Star wars: rebels, acompanhamos a tripulação da nave Ghost em suas missões de resistência contra o Império Galáctico. Ela é composta por Zeb, o alienígena muscoloso; Chopper, o droide ranzinza; Hera Syndulla, a condutora da nave; Sabine Wren, a mandaloriana artista; Kanan Jarrus, o cavaleiro jedi; e Ezra Bridger, um garoto perdido que se descobre nos caminhos da força, o protagonista da série. Nesta produção, Ahsoka é uma peça importante na primeira temporada, pois ela provia inteligência para diversas células rebeldes, sendo uma delas a tripulação da Ghost. Sabendo que ainda existem Jedi sobreviventes, o Império começa a caçar os remanescentes com os Inquisidores. Assim, Ezra, Ahsoka e Kanan têm seus caminhos cruzados na luta contra esses caçadores.
Foi Rebels que proporcionou o reencontro de Ahsoka com o seu mestre Anakin, agora tomado pelo lado negro, no manto de Darth Vader. A luta foi um dos destaques da série animada, expondo diversos flashbacks do passado dos dois e, certamente, uma recompensa para quem acompanhou de perto Clone wars.
A conclusão da batalha entre Vader e Ahsoka Tano não havia sido mostrada ao público, deixando a acreditar que, talvez, a personagem tivesse morrido no confronto contra o Sith. Porém, mais à frente na série, Ezra encontra o “Mundo Entre os Mundos”, uma realidade acessada através da força que une todos os momentos no tempo e espaço, tudo em um único lugar. Lá, Ezra resgata Ahsoka de sua iminente morte na luta contra Vader, dando o primeiro gostinho de viagem no tempo na saga. A heroína agradece e diz que deve sua vida ao Jedi.
Grão-Almirante Thrawn
Com o Império se alastrando ao longo da galáxia, um nome se destacou entre as forças militares por sua percepção aguçada e investida implacável sobre forças insurgentes. O Grão-Almirante Thrawn foi um personagem resgatado do não-cânone, o universo pré-domínio da Disney sobre a franquia. Ele, diferente dos Sith, não utilizava da força bruta para vencer seus inimigos, mas sim de estratégias pesadas e armadilhas ardilosas. Thrawn cruza seu caminho com a Ghost e se torna um problema para a resistência como um todo. No último confronto de Rebels, a Batalha de Lothal, Ezra se prende com Thrawn em uma nave e ambos somem no hiperespaço.
Sabine era a pessoa mais ligada a Ezra e, junto de Ahsoka, partem numa jornada pelo paradeiro do Jedi. Em Mandalorian, Ahsoka aparece ainda na busca por Thrawn e Ezra, em um período pós-queda do Império Galáctico. Seu encontro com Din Djarin (o Mandaloriano) e Grogu foi muito significativo para a série, já que foi ela que indicou Luke Skywalker para treinar o bebê Yoda nos caminhos da força.
O que esperar da nova série?
‘Ahsoka’ irá contar com 8 episódios e, pelos trailers, a trama parece girar em torno de dois misteriosos usuários da força atrás de Thrawn. Além disso, a história promete colocar um ponto final na saga da busca por Ezra Bridger. Foi confirmado que os personagens da animação Rebels ganharão versões em live-action, logo, veremos quase (senão todos) os membros da Ghost em carne e osso. Sabine Wren e Hera Syndulla já apareceram nos trailers e são interpretadas por Natasha Liu Bordizzo e Mary Elizabeth Winstead, respectivamente.
*Estagiário sob supervisão de Pedro Ibarra