CBNFOT100420202158 2020. Crédito: MTV/Divulgação. Cultura. Cena da sexta temporada do De férias com o ex Brasil.

Sexta temporada do De férias com o ex Brasil erra ao fazer diversidade seletiva

Publicado em Reality show

Na primeira temporada com participantes gays, a emissora optou por não exibir cenas de sexo entre os homens nos primeiros cinco episódios

Assim que a sexta temporada do De férias com o ex Brasil foi anunciada, houve uma comemoração em torno da presença de um participante assumidamente gay. Pela primeira vez, o reality show abriria espaço para os relacionamentos homoafetivos na atração.

No entanto, com a estreia da produção e o avanço dos episódios, ficou nítida a dificuldade do programa de abordar essa diversidade. Os relacionamentos gays na atração estão sendo, de certa forma, podados. Até o cinco episódio, o De férias com o ex Brasil, conhecido por mostrar várias cenas de pegação e sexo, omitiu todos momentos mais “quentes” que envolvessem os homens, enquanto continua a mostrar a mesma situação para os casais héteros. No episódio da última quinta-feira, a emissora exibiu trecho da relação íntima entre os participantes Matheus e Leo, o casal havia brincado que divulgaria uma sex tape caso o canal não exibisse o sexo feito por eles durante o confinamento do reality show.

O caso chamou a atenção, primeiramente, do público. Mas chegou ao âmbito jurídico. A Promotoria de Justiça de Sumaré recebeu uma representação, do Ministério Público de São Paulo, que pede a investigação de um suposto crime de homofobia por parte da emissora em censurar as cenas gays. Procurada pelo Correio, a assessoria da MTV avisou que, por enquanto, a emissora não se pronunciará sobre o caso.

A questão é que, de fato, a sexta temporada, que prometia ser mais inclusiva, acabou ficando na promessa. Também tem sido alvo de crítica o pouco espaço dado para a única participante negra da temporada, além de relatos sobre temporadas anteriores.

Participante da quarta temporada, Yasmin Alves, que, na época, representou as pessoas fora dos padrões estéticos e se assumiu bissexual, disse ter sentido sofrer com a gordofobia durante a atração. “Fiquei um mês no programa e não colocaram nenhum ex-namorado meu. Não fui para nenhum encontro. Ou seja, senti, sim, essa gordofobia”, disse, em entrevista ao portal Universa.