13 reasons why: uma série necessária

Compartilhe

Mais uma vez, a Netflix acertou em cheio. A nova série 13 reasons why já é o assunto do mês, e não é a toa. Poucas vezes vimos tanta coragem no mundo dos seriados: o programa aborda temas extremamente polêmicos e fala diretamente para uma faixa etária com quem muitos têm dificuldades em conversar: os adolescentes.

A história, adaptada do livro homônimo, gira ao redor do suicídio de Hanna Baker. Tudo começa quando um jovem que era apaixonado pela estudante recebe uma caixa de fitas cassetes em que ela explica os motivos pelos quais tirou a própria vida. Cada ‘lado’ de uma das fitas corresponde a contribuição de uma pessoa na sua história. Ao todo, são 13 “porquês”. E todos os que tem o nome citado na narrativa recebem as gravações para entender a consequência de suas ações.

A produção não foge da responsabilidade. O seriado não desvia a câmera na hora do suicídio, nem em cenas de violência, estupro, e outros abusos que fazem parte da história. A série é pesada, densa, e de difícil digestão. Mas ela é necessária.

Netflix/Reprodução

Tabus

Enquanto muitos preferem tapar os olhos para problemas sérios e recorrentes do mundo adolescente, 13 reasons why os ataca de frente. Bullying, alcoolismo, sexualidade, estupro, violência, suicídio, amor, drogas, relacionamento com os pais, solidão, pressão escolar, direção responsável e ações e consequências. Nada fica de fora. E o mais importante: são adolescentes falando para adolescentes. A linguagem é natural, e os roteiristas, com muito respeito, não infantilizam seu público.

Se não bastasse a importância e a competência com que a história é contada, a série ainda tem um elenco carismático que garante boas doses de empatia. Os atores se superam em cenas de grande carga emocional e mexem com os sentimentos do espectador.

Para todas as idades

Mas não são só os adolescentes que andam se encantando com a história de Hanna Baker. A forma como o roteiro é construído é tão envolvente, que também atraiu adultos e foi muito bem recebido pela crítica.

O único ponto negativo fica por conta do formato de 13 episódios de uma hora de duração. Os longos capítulos têm um pouco de dificuldade para se sustentar em alguns momentos pontuais, mas nada que prejudique a qualidade do seriado. Ainda assim, vale a pena tirar um tempinho do seu dia para acompanhar o programa.

Posts recentes

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

18 horas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

7 dias atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

3 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

3 semanas atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

1 mês atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

1 mês atrás