De acordo com o Tribunal de Contas do Distrito Federal, o destino do concurso para oficial da Polícia Militar do DF pode ser decidido amanhã. A seleção também foi suspensa até que o TCDF tenha uma definição sobre a exigência de graduação em Direito. A assessoria do órgão confirmou que o assunto deve entrar na pauta desta quinta-feira (20/8).
Mas os candidatos a oficial não são os únicos interessados na decisão de amanhã. Alguns aprovados para soldado da PMDF esperam que o TCDF se posicione a favor da necessidade de graduação em Direito para oficiais.
Ocorre que, nos dois concursos, o TCDF questiona a validade do decreto do governador José Roberto Arruda, que exige graduação em Direito para a função de oficial e nível superior para soldado da Corporação. A maioria dos aprovados acredita que, se o TCDF julgar legal o decreto do governador com relação ao concurso para oficial, significa que a exigência de nível superior para soldado também pode ser válida.
O Tribunal de Contas, no entanto, afirmou que a decisão sobre o concurso para oficial da PMDF não influenciará na deliberação da Corte sobre o concurso para soldado. O TCDF informou que, apesar de as duas seleções estarem suspensas por causa do decreto do governador, o que será definido em ambos os casos é se esse decreto se ajusta às exigências para os cargos de oficial e soldado. Assim, o Tribunal pode concluir, por exemplo, que a exigência de graduação em Direito para oficial da PMDF é válida e, ao mesmo tempo, entender que a obrigatoriedade de nível superior para soldado não é necessária – ou vice e versa.
Na próxima terça-feira (25/8), os aprovados no concurso da PMDF vão realizar uma nova manifestação, mais uma vez em frente ao TCDF.
A equipe do CorreioWeb continuará acompanhando tudo de perto. Fique de olho!
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…