VEREADOR CAPITAO CARPE (REP) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM
Karolini Bandeira*- Foi solicitada ao prefeito de Manaus (AM), David Almeida, durante sessão parlamentar na Câmara Municipal na última segunda-feira (15/2), a realização de novo concurso público para a carreira de guarda municipal. O pedido foi feito pelo vereador Capitão Carpê (Republicanos), que afirmou que o efetivo de 434 servidores não é suficiente para atender as demandas, além de expõr ainda mais os guardas que carecem de melhor remuneração, melhores condições de trabalho e outras necessidades.
“Se faz necessário solicitar um novo concurso público para aumentar o contingente da guarda. Pretendo buscar e implantar conhecimento para melhorar a estrutura. Precisamos prestar um serviço com mais segurança, dando mais condições, curso de formação, projeção salarial, conhecimento teórico e prático aos nossos guardas”, reforçou o vereador.
O parlamentar chegou a demonstrar indignação com a atual condição de trabalho dos guardas durante o discurso. De acordo com Carpê, os profissionais sofrem com insegurança, estrutura de trabalho precária e ausência do equipamento de defesa. “Nossa guarda está sucateada é necessário reorganizar com urgência”, afirmou.
O último concurso público para a Guarda Municipal de Manaus (AM) foi aberto em 2012. O certame ofereceu 293 oportunidades imediatas e formação de cadastro reserva para a função. Na época, a remuneração foi de R$ 900 mais benefícios. Os candidatos passaram por prova objetiva, avaliação médica, exame psicológico e teste de aptidão física. Para exercer o cargo, é necessário possuir ensino médio completo e altura mínima de 1.65. Saiba mais sobre a seleção!
*Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco
Candidatos realizaram manifestação em frente à sede do tribunal e buscam apoio da OAB-DF e…
Nova legislação exige que futuros servidores públicos tenham conhecimento mínimo de primeiro socorros para agir em…
Papo de Concurseiro - Raphaela Peixoto Organização do tempo, análise de riscos e foco em…
Órgão aponta possíveis violações aos princípios da isonomia, da impessoalidade e da laicidade do Estado…
A previsão é que o edital seja publicado em breve e que provas sejam aplicadas…
Período de inscrição estará aberto até sexta-feira (29/8). O início das aulas está previsto para…