Quer fazer o concurso da Receita Federal? Confira dicas para a prova da Esaf

Publicado em Sem categoria
Uma boa chance para aqueles que esperavam ansiosos pelo concurso da Receita Federal. A equipe do CorreioWeb conversou com César Frade, professor de um cursinho preparatório de Brasília, a fim de passar para vocês, leitores, algumas dicas para encarar as provas da Escola de Administração Fazendária, a famosa Esaf.

De acordo com Frade, os candidatos não devem esperar uma prova simples. “As provas da Esaf não são triviais, tendem a ser muito complicadas”, conta. O professor afirma ainda que os concurseiros devem ter como foco principal as matérias com maior peso, entre elas Contabilidade e Direito Tributário. Disciplinas com menor peso, como Economia, devem ser menos complexas. A parte de Raciocínio Lógico também deve ser tratada com cuidado, pois tende a ter uma complexidade considerável.

O segredo, segundo Frade, é se ater às questões elaboradas pela própria organizadora. “O estudo pelas provas anteriores pode auxiliar bastante para que o candidato tenha êxito. É importante que ele não fique estudando por questões elaboradas por professores e sim por provas da própria Esaf”, afirma.

Outro ponto importante é que a organizadora tende a vencer o candidato pelo cansaço. “Na prova da Receita, a Esaf costuma fazer questões com matérias sobre Direito, mais longas, para cansar o candidato. Algumas vezes ele não consegue ler a prova toda. Se a avaliação tem 4h30, o candidato leva no mínimo 3h30 para resolver todas as questões. É preciso ter uma estratégia de prova, para cada um dos dois dias”, diz.

E aí, pessoal! Quem vai encarar essa?