Karolini Bandeira*- A Polícia Rodoviária Federal (PRF) preparou uma grande surpresa para a última turma do curso de formação do órgão de 2020. O 1º colocado entre todos os alunos pôde escolher a região onde quer trabalhar entre todas as unidades da Federação! O anúncio do “presente” foi feito pelo diretor-executivo da instituição, José Lopes Hott Junior, com transmissão ao vivo pelo perfil oficial da corporação pelo Instagram, nesta quinta-feira (5/11). O evento aconteceu na Universidade Corporativa da PRF (UniPRF), em Santa Catarina.
O felizardo foi Jorge Henrique Ramos Xavier, o “zero um” do CFP 2020, dentre 650 alunos. Ele ganhou um dia para pensar em qual unidade da PRF ele poderia escolher para começar a carreira e foi aplaudido por todos no local. Segundo o órgão, a decisão é inédita e partiu da diretoria da PRF.
Mas, enquanto uns aplaudiram a novidade, outros não aprovaram em comentários na postagem na rede social, já que se trata de uma exceção e não está prevista no edital de abertura do concurso. Veja anonimamente alguns deles:
“Vergonha de quem bolou esse ‘prêmio’ de programa de auditório em detrimento da lei/antiguidade/lógica. Só falta o nariz de palhaço pra compor nosso fardamento…”
“Que meritocracia é essa? Desrespeitando não apenas o verdadeiro 01 do concurso, mas também os servidores mais antigos, que passaram anos acumulando pontos em lotações longínquas para poder escolher um local de trabalho próximo de suas famílias. Isonomia pra quê?” “
“Total descaso com o efetivo! Cadê a meritocracia dos 1.200 do CFP de 2019? Ao colega premiado, meus parabéns, mas à gestão que decidiu isso, muito lamentável! Onde está a vinculação ao edital, tão debatida nos últimos meses nessas horas?”
“Fica aí o questionamento: Será adotado este CRITÉRIO para o próximo CFP?”
Para ser policial rodoviário federal é necessário ter entre 18 e 65 anos, ensino superior completo e CNH na categoria B ou superior. O salário inicial para este cargo é de R$ 10,357. Veja a página de acompanhamento do concurso 2018 aqui.
Concursos nacionais somam mais de 200 mil vagas previstas para 2021; confira lista!
Em outubro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro divulgou que o próximo concurso PRF terá 2.000 oportunidades e será lançado ainda em 2020. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luis Boudens, os possíveis prazos e datas do concurso foram enviados ao governo junto ao pedido para a realização do concurso. Esse cronograma prévio indica que o contrato com a banca será assinado e oficializado em novembro.
*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…