O Cebraspe divulgou uma nova convocação de candidatos negros para a etapa de heteroidentificação do concurso da Polícia Roviária Federal (PRF), além de abrir mais uma data para os candidatos se apresentarem. A decisão se deu após o Ministério Público Federal (MPF) pedir a suspensão de urgência da fase e cobrar a reserva de vagas adequada aos candidatos negros. A publicação foi feita na noite de sexta-feira (19), no site do organizador.
A ação do MPF, assinada pela procuradora Eliana Pires Rocha, explicava que o percentual de pessoas chamadas inicialmente para a etapa não respeitou a previsão total de vagas instituídas. O número foi baseado no universo de 500 posições. No entanto, o governo dobrou o número de vagas, o que significa que deveria ter sido multiplicado também a reserva de oportunidades para cotistas. O MPF quer que as vagas reservadas legalmente sejam preenchidas por cotistas aprovados até que a lista se esgote.
Em resposta, o Cebraspe retificou o item do edital e informou: “Serão convocados para o procedimento de heteroidentificação todos os candidatos que se autodeclararam negros não eliminados na avaliação psicológica e não eliminados na investigação social até o momento da convocação para o referido procedimento”. Confira aqui a retificação completo do edital.
Nova data
O procedimento de heteroidentificação foi realizado no último 21 de julho, conforme já estava marcado, para todos os convocados. Entretanto, o Cebraspe informou que os novos candidatos convocados neste edital, em 19 de julho, caso não pudessem comparecer para a realização do procedimento, considerando o curto prazo de chamamento, deverão comparecer para a realização em uma nova data, marcada para o próximo domingo (28/7).
Os candidatos que eventualmente se submeterão ao procedimento em 28 de julho deverão acessar, a partir da próxima sexta-feira (26/7), o site do Cebraspe para verificar o horário e o local de realização da etapa, por meio de consulta individual, devendo, para tanto, informar os dados solicitados.
O concurso
O concurso teve 129.152 candidatos inscritos e os exames foram realizados em 3 de fevereiro, em capitais de 17 estados, os mesmos onde há oferta de vaga. Foram eles: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
Além de provas discursivas e objetivas, o certame conta ainda com exame de capacidade física, avaliação de saúde, psicológica e de títulos, e investigação social. Após, há o curso de formação profissional, considerado a segunda etapa do concurso.
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…