A Prefeitura de São Luís, capital do Maranhão, prepara um novo concurso para o provimento de vagas na Guarda Municipal. Ao todo, serão 111 oportunidades. O Instituto Selecon foi contratado como banca organizadora. Com isso, o edital fica iminente.
O extrato de dispensa de licitação foi divulgado no Diário Oficial do Município. A banca é responsável por receber as inscrições do concurso, viabilizar e aplicar as etapas, como a aplicação das provas objetivas.
Com a contratação da banca, o edital pode sair a qualquer momento. “O edital do concurso para nossa Guarda vai sair ainda no primeiro semestre”, disse o prefeito municipal, Eduardo Braide.
Os últimos editais para a guarda municipal da capital São Luiz exigiu dos candidatos apenas o nível médio completo. O documento ainda deve trazer informações como remuneração, benefícios e regime de contratação.
Geralmente o certame é composto por três etapas, sendo provas objetivas, testes de avaliação física e curso de introdução à carreira, com aulas teóricas e práticas.
A Guarda Municipal de São Luís, criada pela Lei 2.968 de 06 de julho de 1989, é uma corporação uniformizada e armada, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, regida sob a égide da hierarquia e disciplina.
O último concurso para ingresso na Guarda Municipal de São Luís, no Maranhão, ocorreu em 2006. Ou seja, há 16 anos a corporação não promove uma nova seleção. Na época, foram ofertadas 240 vagas para o cargo de guarda municipal na 2ª classe, guarda municipal salva-vidas e músico.
O requisito para se candidatar foi ter o ensino médio completo. Os aprovados foram contratados sob regime estatutário e cumprem uma jornada de trabalho era de 40 horas por semana.
Na época, a remuneração inicial era de R$ 363 (o salário mínimo era R$ 350) com acréscimo de compensação orgânica de 80% e de risco de vida de 40%.
A primeira etapa contemplou uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 100 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
Já na avaliação física, os convocados tiveram que realizar os exercícios de desenvolvimento com halter, barra, abdominal e corrida.
Os aprovados em todas as etapas ainda passaram por curso de formação de guardas municipais.
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…