Karolini Bandeira*- O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) anunciou, em comemoração aos 14 anos da Perícia Forense do Estado (Pefoce), o aumento em 57 vagas na oferta de vagas imediatas do concurso público vigente da corporação. A abertura inicial, de 170 vagas, sobe para 227, conforme anunciado nas redes oficiais do governo.
“Autorizei agora o aumento do número de profissionais da Perícia Forense que serão chamados desse último concurso. Serão chamados 227 para os cargos de perito e auxiliares, em vez dos 170 previstos anteriormente. Com isso, desde o nosso primeiro governo, são 350 profissionais para fortalecer, sobretudo essa área de investigação e inteligência, mais que dobrando o total de profissionais da Pefoce”, disse o governador.
Ao todo, são 510 vagas de nível superior abertas, sendo 227 para provimento imediato e 283 para formação de cadastro reserva. As oportunidades são para as carreiras de auxiliar de perícia, perito legista, médico legista e perito criminal.
Para o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, a mudança resulta em melhores serviços para a população. “Representará um aumento de 60% do efetivo atual do órgão. Teremos um ganho muito grande em matéria de perícia e, consequentemente, na investigação criminal, e também um ganho em serviços prestados ao cidadão, como, por exemplo, a emissão de carteiras de identidade.”
O concurso foi aberto em maio de 2021 e o curso de formação dos selecionados foi iniciado em dezembro do mesmo ano. O curso tem caráter classificatório e eliminatório e é a última fase da seleção que precede a posse dos novos profissionais. Ele será ministrado na Academia Estadual de Segurança Pública, em Fortaleza.
Para se inscrever, era necessário possuir ensino superior em odontologia, medicina, farmácia, física, química, engenharia (química, civil, elétrica, mecânica ou eletrônica), ciências contábeis ou ciências da computação. A remuneração ofertada variou de R$ 3.629,72 a R$ 10.125,89.
Os candidatos passaram por cinco etapas de seleção: prova escrita (objetiva e discursiva), exame de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional.
*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…