Jéssica Andrade – O edital do novo concurso da Polícia Civil de Rondonia pode sair a qualquer momento. A corporação assinou e publicou o extrato de contrato com a banca organizadora nesta segunda-feira (21/3). Com isso, o edital se torna iminente.
O documento que confirma a contratação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) como organizador do novo concurso PC RO foi publicado no Diário Oficial do Estado.
Segundo o diretor da polícia do interior, Thiago Flores, o lançamento deve ocorrer entre abril e maio. Já José Hélio Pachá, secretário de Segurança do estado, espera que a publicação do documento ocorra ainda neste mês de março. A assinatura do contrato é a última burocracia antes da publicação do documento de abertura. Com isso, o próximo passo é a elaboração e finalização do cronograma do concurso.
O contrato informa ainda os cargos contemplados, que serão os delegados, médico legista,agente, escrivão, datilografista, técnico de necrópsia, perito e agente de criminalística. Ao todo, cerca de 270 vagas estão previstas para a PC RO.
Para concorrer, será preciso ter o nível superior completo. Segundo a corporação, todos os cargos possuem jornada de 40 horas, com dedicação exclusiva.
Conforme os dois últimos concursos realizados pela instituição, em 2009 e em 2014, os candidatos devem ser avaliados por meio de provas, exame de títulos e o curso de formação da Academia de Polícia, além de outras etapas mediante resolução.
“Como é o caso do Teste de Aptidão Física (TAF). Para os cargos de delegado de polícia e médico legista, sucederam-se ainda prova oral”, disse a PC RO.
Ainda conforme a instituição, as promoções da atividade da PC RO ocorrem de quatro em quatro anos de efetivo exercício pelos critérios de antiguidade (maior tempo de efetivo exercício na classe) e merecimento (demonstração positiva durante a sua permanência na classe).
A última vez em que a Polícia Civil de Rondônia realizou um concurso público foi em 2014. Na época, foram oferecidas 144 vagas.
As oportunidades foram distribuídas por cargos dos níveis médio e superior, com ganhos de R$3.332,46 e R$11.213,14, respectivamente.
A seleção foi organizada pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Na ocasião, os candidatos foram avaliados em três fases, sendo elas:
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…