Jéssica Andrade – Mais uma oportunidade na cidade dos concursos. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai oferecer uma nova seleção para a área administrativa. A portaria que confirma o certame e a quantidade de vagas foi publicada na página 7 do Diário Oficial do DF, nesta terça-feira (22/3).
Ao todo, serão oferecidas 740 vagas, sendo 260 imediatas e 480 para a formação de cadastro de reserva.A portaria também anuncia os cargos contemplados: há vagas para gestor e analista, divididos da seguinte forma:
Dos cargos da área de apoio do quadro da PC DF, apenas o auxiliar não será contemplado. As vagas para as carreiras de gestor e analista constam na LDO e têm previsão orçamentária.
Ainda não há informações sobre a exigência dos cargos. No entanto, o cargo de analista de apoio geralmente exige nível, enquanto o de gestor costuma contemplar o nível superior.
Além de confirmar as vagas, a portaria também delega à Polícia Civil as competências necessárias para a realização do concurso público e demais procedimentos visando prover os cargos de gestor e analista. Isso significa que a corporação terá autonomia sobre o certame. Sem depender de terceiros, os andamentos devem acontecer mais rapidamente.
Essa condição já havia sido solicitada pela PC DF, em ofício que foi enviado à Secretaria de Economia. “Solicito os bons préstimos de Vossa Excelência em delegar competência à Polícia Civil do Distrito Federal para realização do referido certame, uma vez que tal providência se mostra necessária para a continuidade do processo e conveniente do ponto de vista prático, já que é do interesse da corporação a realização do certame em razão das peculiaridades da carreira de Gestão de apoio às Atividades Policiais Civis”.
Com isso, os preparativos devem ser intensificados.
Em março de 2021, a Secretaria de Economia autorizou concursos para 14 carreiras no Distrito Federal. Entre elas, para “Apoio às Atividades Policiais Civis – PCDF”, que contempla os cargos da área administrativa.
Na época, assim que o aval foi confirmado o diretor-geral da corporação, o delegado Robson Cândido, comemorou a autorização pelas redes sociais.
A Polícia Civil tem outros dois concursos confirmados Um para delegado e outro para agente de custódia. Ambos serão ofertados juntos, segundo o diretor-geral da PCDF, Robson Candido.
O certame que visa preencher 150 vagas para delegados foi, inclusive, confirmado no início de fevereiro. Serão 50 vagas imediatas e 100 para a formação de cadastro de reserva. A PCDF também recebeu competência para dar andamento na seleção.
Paralelo a isso, deve acontecer ainda o concurso para agente de custódia, que vai ofertar o mesmo quantitativo de vagas e foi confirmado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…