Guilherme de Almeida e Cristiane Bonfanti – Do CorreioWeb
Uma das seleções mais aguardadas neste ano, a do Ministério Público da União (MPU) terá provas aplicadas neste fim de semana. Mais de 754,7 mil inscritos vão disputar 594 vagas, além de cadastro reserva. No sábado (11/9), candidatos ao cargo de analista (nível superior) farão as provas. No domingo (12/9), quem concorre ao posto de técnico (nível médio) será avaliado (veja abaixo). Na etapa final, é bom ser precavido e ficar de olho em alguns cuidados básicos para não jogar fora toda a dedicação. Confira as dicas básicas que o CorreioWeb preparou para você:
Duas erradas anulam uma certa
Diferentemente da maioria dos concursos elaborados pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) – em que um item errado anula um certo –, no concurso do MPU são necessárias duas respostas erradas para invalidar uma certa.
O professor Antônio Geraldo, coordenador acadêmico do IMP Cursos de Brasília (DF), faz um alerta para que os candidatos não “chutem” as respostas. “Se não deu tempo de resolver todas as questões, é melhor deixar em branco”, aconselha. Além disso, caso o candidato perceba que marcou um item de maneira errada, sem querer, ainda há chance de invalidá-lo fazendo a marcação dupla (C e E). Dessa forma, é como se o concorrente tivesse deixado o item em branco.
Meia hora para a folha de resposta
A recomendação do professor Antônio Geraldo é para que, na hora das provas, o aluno dedique atenção especial à marcação da folha de respostas. É preciso deixar, pelo menos, 30 minutos para essa parte. O candidato deve marcar primeiro a folha de rascunho para só no fim fazer as marcações a caneta. “Na prova do MPU, é muito comum que os textos ajudem a tratar de temas que vão vir ao longo da prova, da área de administração pública, por exemplo”, orienta.
De acordo com o edital de abertura, o cuidado com a folha de resposta é de inteira responsabilidade do candidato. Por isso, tome cuidado para não rasurar, sujar, fazer marcações indevidas ou preencher campos com informações incompletas. Qualquer anormalidade deve ser comunicada ao fiscal de sala, que deve registrá-la na ata do concurso.
Não sei o meu local de prova
O Cespe/UnB disponibilizou um formulário de consulta individual com os locais onde os candidatos realizarão as provas. Caso o seu nome não apareça na consulta, entre em contato com a Central de Atendimento do Cespe/UnB pelo telefone (61) 3448 0100. Segundo o órgão, os atendentes vão trabalhar durante o fim de semana, das 11h às 19h.
Pontuação mínima
Será eliminado do concurso público o candidato que não obtiver nota mínima nas duas provas objetivas. Ou seja, o candidato tem de fazer no mínimo 12 pontos na prova de conhecimentos básicos e 27 na prova de conhecimentos específicos. Esse é mais um motivo para os candidatos ficarem atentos aos chutes na hora da prova.
Dias de prova
Cargo de analista (superior) – sábado (11/9), a partir das 14h (horário de Brasília)
Cargo de técnico (médio) – domingo (12/9), a partir das 14h (horário de Brasília)
Atenção !!! Os candidatos terão cinco horas para resolver as questões. A exceção é para os candidatos aos cargos de técnico em Apoio Especializado em Segurança e técnico de Apoio Especializado em Transporte. Os inscritos e um destes dois postos farão prova a partir das 14h deste domingo (12/9), mas terão apenas quatro horas para resolver os exames, já que não farão provas discursivas.
Boa prova!
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…