Crédito: Roque de Sá/Agência Senado
Uma nova medida provisória autorizou a prorrogação de até 1.419 contratos temporários firmados com médicos e enfermeiros para atuação em hospitais federais do Rio de Janeiro. O documento foi assinado e editada pelo presidente Jair Bolsonaro. Ainda de acordo com nota divulgada pelo governo, o objetivo da prorrogação é viabilizar a transição entre profissionais que estão deixando os cargos e aqueles que estão em processo de contratação.
Segundo a nota, a não prorrogação geraria risco de descontinuidade, especialmente na assistência médica de alta complexidade, incidência de erros médicos e outros problemas assistenciais “com impactos irreversíveis e incalculáveis”.
No final do ano de 2020, 3.592 profissionais já haviam sido prorrogados. Mas, com a virada do ano, estes contratos corriam risco de serem encerrados em meio à pandemia de covid-19. Assim, com a nova medida provisória, até 1.419 deles poderão ser novamente renovados, respeitando o prazo máximo de 28 de fevereiro de 2021.
Diante do risco de encerramento dos vínculos profissionais, o Conselho Regional de Medicina (Cremerj), o Conselho Regional de Enfermagem e a Defensoria Pública da União chegaram a mover uma ação argumentando que sem reposição de trabalhadores, haveria risco de colapso da rede federal do saúde no Rio.
A situação também gera apreensão entre os funcionários. Um rede social criada por trabalhadores denunciou, na última quinta-feira (24), que a emergência do Hospital Federal do Andaraí estava sendo esvaziada por falta de médicos, enfermeiros e outros profissionais. Funcionários do Hospital Federal de Ipanema também recorreram à internet para questionar a ausência de critérios transparentes de uma lista restrita da renovação contratual que foi divulgada a eles.
Em nota, o Ministério da Saúde negou um esvaziamento do setor de emergência do Hospital Federal do Andaraí.
Com informações da Agência Brasil.
Em entrevista ao programa Roda Viva, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comentou sobre…
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…