Karolini Bandeira*- Tendo realizado último concurso público em 2018, o Banco Central do Brasil (Bacen) sofre com déficit de 2.928 cargos em vacância. Os dados foram registrados em janeiro pela própria instituição. O cargo de analista é o que apresenta maior déficit: são 2.384 cargos sem preenchimento. Também falta servidores nas funções de procurador e técnico. Dos 6.470 cargos, previstos na Lei nº 9.650, 3.545 estão sendo ocupados.
Em 2020, o Banco Central enviou ao Ministério da Economia pedido para autorização de 260 vagas, sendo 30 são para técnicos, 200 para analistas e 30 para procuradores, de níveis médio e superior. A solicitação, entretanto, não tem previsão de autorização.
A última seleção foi organizada pelo Cebraspe e ofereceu 500 vagas nos cargos de técnico e analista, de nível médio e nível superior. Foram registrados 88.589 inscritos, aproximadamente 117 pessoas disputando por cada vaga. A seleção contou com aplicação de provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, avaliação de títulos e programa de capacitação. Atualmente, o salário inicial de um analista é de R$ 18.057,94, enquanto um técnico recebe inicialmente R$ 6.851,13.
*Estagiária sob a supervisão de Mariana Niederauer
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…