Especialistas do Gran Cursos Online analisaram o perfil das bancas organizadoras Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Eles destacaram a complexibilidade inseridas nas questões inseridas nas provas. As três bancas são consideradas as mais difíceis no mundo dos concursos e se assemelham por organizar certames de bastante relevância como por exemplo, o do Senado Federal que será organizado pela FGV.
Os especialistas explicam que dentre os ponto que caracteriza o Iades como uma banca mais difícil são os textos de cada questão, que costumam ser longos e cansativos. Já a FGV, os professores apontam que a dificuldade está relacionada a complexidade presente nos textos, com a utilização de termos técnicos e metafóricos. Os especialistas destacam que o Cebraspe costuma elaborar provas extensas e que envolvem bastante interpretação de texto, mas o que dificulta os exames o modelo de correção, com uma errada anulando uma certa, pode fazer com que o candidato zere a pontuação mesmo se tiver acertado 50% da prova.
Para o professor do Gran Cursos Online, Márcio Wesley, a banca Iades caracteriza-se como ac mais próxima do Cebraspe em relação aos conteúdos cobrados. Como diferencial da FGV, o professor de Língua Portuguesa do preparatório, Elias Santana, considera que a fundação tem características únicas e muito específicas. Os professores julgam o Cebraspe uma banca temida pelos concurseiros e que é de praxe que seja apresentada uma “situação problema” em que embasará diversas questões.
Leia também: Corpo de Bombeiros do Rio é autorizado a abrir concurso com 800 vagas
CFO e Prodam adiam prazos dos concursos após problemas no site da Quadrix
Confira cinco ferramentas para estudar para concursos públicos
Língua Portuguesa
Para os especialistas, o IADES possuem uma abordagem direcionadas para gramática normativa e linguística textual, ou seja, a banca privilegia o conhecimento gramatical. Já o Cebraspe, elabora questões mais direcionadas para o texto, é comum que sejam cobradas questões que englobam: noções de morfossintaxe, acentuação gráfica, gramática e bastante interpretação de texto. Por fim, a FGV, assim como o Cebraspe, tem prioridade por assuntos textuais; na visão dos professores, Língua Portuguesa é a parte mais polêmica das provas da FGV devido a apresentação de assuntos que corriqueiramente não são cobrados na disciplina, entre outros motivos.
Matemática e Raciocínio Lógico:
Os professores considera Matemática um dos pontos mais temidos pelos concurseiros na Banca IADES, pois ela apresenta uma vasta lista de conteúdo programático extenso, entretanto é raro quando é cobrado em sua totalidade. Já a FGV possui questões focadas, na maioria das vezes em porcentagem, juros, Regra de Três, entre outros. O foco do Cebraspe nesta disciplina está, na maioria das vezes, em questões matemáticas com aplicação direta e utilização de formas. Os especialistas citaram como conteúdo cobrados com frequência em comum probabilidade, geometria, análise combinatória.
Informática:
Os itens elaborados pelo IADES nesta disciplinas costumam ter um nível de complexidade menor, abordando apenas operações básicas. Os especialistas julgam as questões feitas pelo Cebraspe e pela FGV itens que demandam um aprofundamento maior; as provas da FGV cobram conhecimentos técnicos e teóricos, já a cobrança feita pelo Cebraspe é mais centrada em situações-problema, espera-se que o candidato não apenas conheça as principais funcionalidades e sistemas cobrados, como também a capacidade de aplicar os conhecimentos de maneira contextualizada.
Leia mais: Concurso INSS: provimento de vagas está prevista para janeiro de 2023
Leia mais: SEEDF: PLDO 2023 prevê a oferta de 100 vagas para cinco especialidades
Deputados aprovam projeto de lei que propõe normas gerais para concursos
*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes.
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…