Especialista fala sobre retomada de grandes concursos públicos em 2022

Com um cenário muito favorável, os concursos de 2022 devem trazer diversas oportunidades para quem sonha com um cargo público. Este novo ano também marca a retomada de muitos editais e certames que estavam suspensos por conta da pandemia.

“O avanço do combate à pandemia traz um cenário mais estável, inclusive as previsões quanto ao futuro se tornam mais seguras. Assim, já temos editais de concursos saindo com mais frequência e uma certeza maior para o candidato quanto à possibilidade e viabilidade de aplicação das datas das provas sem adiamentos, o que possibilita uma programação com relativa segurança” afirma José Trindade, especialista em Direito Administrativo do IMP Concursos.

Ainda de acordo com o especialista, outra questão que deve ser analisada e que já vinha se manifestando antes da pandemia, porém ficou mais evidente, é o grande intervalo de tempo sem a realização de grandes concursos em órgãos públicos importantes.  “É o caso do INSS, que teve a validade do seu último certame encerrada em 2018, e também do Senado, que teve seu último concurso em 2012. Com a pandemia, esse quadro foi agravado, aumentando ainda mais a necessidade de novos concursos, novas convocações e contratações”, diz.

“Existem inúmeros órgãos públicos que estão não só com defasagem de servidor, mas sem a possibilidade de convocar ninguém por não terem nenhum um concurso ativo. Isso ocorre em vários tribunais, entre eles o Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Caso semelhante aos Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais de Justiça Estaduais e da Justiça Federal também, o que contribui muito para o futuro promissor dos concursos em 2022”, explica José Trindade.

Trindade ainda garante que a área de segurança continuará em alta em 2022, com destaque para os concursos de Policiais Penais, as Polícias Civis Estaduais e as Polícias Militares em todo o país. Os concursos para delegados também têm uma boa perspectiva para o ano que vem. “Resumindo, um cenário bem mais promissor, não apenas relacionado a 2020 e 2021, mas aos anos pré-pandemia 2017, 2019 e 2019”.

Para o especialista é  essencial começar a estudar desde já, o mais rápido possível, porque deixar para depois é um grande erro. Com uma gama de concursos tão grande, a dica para o candidato é: estabelecer uma boa base de conhecimento e definir uma área na qual ele quer atuar.

“Se a pessoa não tem base, ou já faz muito tempo que não estuda, vale a pena começar do zero, começar do básico. Iniciar a leitura da lei, de análise de conceitos fundamentais de cada disciplina, e acima de tudo exercitar, desde o início. Não cair na tentação de querer aprender toda a teoria para depois fazer exercício. Exercitar sempre à medida que for captando os conteúdos teóricos, colocar em prática de imediato. Acho que essas são as principais estratégias para estudar nesse momento”, finaliza o professor.

Leia também: Ano da retomada! 2022 promete cerca de 80 mil vagas em concursos públicos

Tchau, 2021! Para especialistas, concursos públicos devem bombar em 2022

Concursos para ficar de olho! Confira os maiores destaques previstos para este ano

Concursos 2022: especialista comenta o cenário e as expectativas para o próximo ano

Mariana Fernandes

Posts recentes

  • Concursos
  • Concursos Públicos
  • Governo federal

Autorização do concurso da PF com 1.800 vagas pode ser publicada nesta semana, diz diretor-geral

Em entrevista ao programa Roda Viva, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comentou sobre…

3 semanas atrás
  • cadastro reserva
  • Concursos
  • Dicas de estudo
  • estudos
  • Governo federal
  • processo seletivo
  • servidores públicos

Provas do concurso do Correios serão aplicadas em dezembro; veja como se preparar

Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…

4 meses atrás
  • Receita Federal

Receita Federal anuncia convocação de todos os aprovados no concurso de 2014

Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…

5 meses atrás
  • Poder Executivo

CNU: qual a melhor estratégia para a reta final dos estudos?

Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…

6 meses atrás
  • Câmara dos Deputados
  • Concursos
  • Concursos Públicos

Gestantes poderão fazer provas de concurso público em segunda chamada

Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…

9 meses atrás
  • Concursos
  • Concursos Públicos
  • Distrito Federal
  • educação
  • segurança
  • servidores públicos

Educação do DF: Sindicato pede novo concurso para vigilantes e porteiros

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…

10 meses atrás