Especialista dá dicas de informática para o concurso de Policial Penal do DF

Em fase de contratação da banca organizadora, o próximo concurso para Policial Penal do DF tem previsão de lançar o edital ainda neste ano e provas devem ser realizadas entre fevereiro e março de 2022.  Cada vez mais, a disciplina de informática está ganhando protagonismo em várias provas de concursos públicos, e não é diferente nas carreiras policiais. Pensando nisso, o Papo de Concurseirgo conversou com o especialista em informática do IMP Concursos, Renato Mafra, para dar dicas da matéria aplicada no próximo certame.

Para Renato, o conteúdo de informática é um diferencial na aprovação e a importância se deve ao próprio perfil de funcionário público que as corporações estão buscando – uma pessoa que seja capacitado para usar os recursos tecnológicos no desenvolvimento do trabalho. Acredito que a informática vem ganhando importância pelo próprio perfil tecnológico das instituições, cada vez mais utilizamos sistemas informatizados para melhorar o dinamismo nas funções de trabalho, hoje informatizar não é questão de querer e sim de necessidade para melhorar o perfil do serviço prestado”, explica.

Com edital previsto para novembro e provas entre fevereiro e março de 2022, como o candidato deve elaborar seu cronograma de estudos?

Primeiro ponto é organizar o edital de forma que o conteúdo inicial sirva de base para os demais conteúdos, vejo muitos que se dedicam a temas mais complexos, mas não dominam a base, se esquecem que sem a base um conteúdo mais complexo fica mais distante de ser bem compreendido.

Quantas questões de informática você acredita que cairá na prova?

Um grupo de 10 questões, considerando tópicos como sistema operacional, conceitos de internet e intranet, segurança da informação, pacote de escritório e novas tecnologias, como mineração, inteligência e Big Data.

Qual seria o conteúdo fundamental de informática para se preparar para o concurso de Policial Penal do DF?

O conteúdo que sempre é destaque passa do entendimento de uma rede de computador, tipos de topologias, abrangência, protocolos e seus diferentes serviços, seja em uma rede local ou na rede pública Internet, é importante dominar os termos ligados à nuvem de computador e a parte de segurança das aplicações.

Qual a melhor estratégia de revisão de conteúdo para a disciplina?

Evolua com o conteúdo, entenda em que contexto o item está, depois determine o que o item é capaz de fazer e por último o que ele não faz, muitas questões derrubam o usuário por alegar que uma ferramenta específica faz algo fora do seu escopo e o usuário por não se preparar com a definição que inclui o padrão do que a ferramenta não faz, acaba se perdendo e assim perdendo também o ponto no item.

Crie resumos que sejam resumos, ou seja, cada vez mais diretos e sucintos, o que vejo são materiais que não se resumem e candidatos que vão se tornando especialista do profundo e se perdem no básico.

Sobre o concurso

Estão autorizadas 1.179 vagas para a carreira de policial penal. Do quantitativo, 400 são para provimento imediato e 779 para formação de cadastro de reserva. O cargo exige formação em nível superior em qualquer área e o concurso deve oferecer salários iniciais de R$ 4.745.

O último concurso para a ocupação de agente de execução penal (atual policial penal) foi realizado em 2014. A ocasião contou com a oferta de 1.100 oportunidades, sendo 200 imediatas e 900 para cadastro reserva. Os inscritos foram avaliados mediante aplicação de provas objetivas, teste de aptidão física, avaliação psicológica e sindicância de vida pregressa e investigação social.

Nas provas objetivas, foram cobradas 150 questões de certo e errado sobre conhecimentos básicos e específicos. Por fim, os aprovados passaram pelo curso de formação profissional.

Deputado cobra agilidade em concurso

O deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante) informou ter encaminhado em novembro, à Secretaria de Economia do Distrito Federal, ofício cobrando maior agilidade na realização do concurso público para a Polícia Penal. “Visamos à reposição do déficit de pessoal existente no Sistema Prisional.”

Em vídeo publicado em agosto, o deputado havia informado que o edital de abertura seria publicado até novembro, conforme passado em reunião pelo secretário da Economia do DF, André Clemente. “Queremos informações sobre a contratação da banca examinadora e prazo para lançamento do Edital do certame para recomposição do quadro de servidores efetivos”, exigiu Sardinha.

Leia também:  Fez o concurso da PCDF? Especialista explica como aproveitar a preparação para seleção da Policial Penal

Mariana Fernandes

Compartilhe
Publicado por
Mariana Fernandes
Tags: concurso df notícias do dia notícias perto de mim polícia Polícia penal policial penal

Posts recentes

  • cadastro reserva
  • Concursos
  • Dicas de estudo
  • estudos
  • Governo federal
  • processo seletivo
  • servidores públicos

Provas do concurso do Correios serão aplicadas em dezembro; veja como se preparar

Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…

2 semanas atrás
  • Receita Federal

Receita Federal anuncia convocação de todos os aprovados no concurso de 2014

Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…

3 semanas atrás
  • Poder Executivo

CNU: qual a melhor estratégia para a reta final dos estudos?

Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…

2 meses atrás
  • Câmara dos Deputados
  • Concursos
  • Concursos Públicos

Gestantes poderão fazer provas de concurso público em segunda chamada

Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…

5 meses atrás
  • Concursos
  • Concursos Públicos
  • Distrito Federal
  • educação
  • segurança
  • servidores públicos

Educação do DF: Sindicato pede novo concurso para vigilantes e porteiros

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…

6 meses atrás
  • CPNU
  • DOU
  • Governo federal
  • MGI
  • Poder Executivo

Concurso Público Nacional Unificado: Esther Dweck fará entrevista coletiva sobre edital nesta quarta (10)

O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…

9 meses atrás