Larissa Domingues – Do CorreioWeb
A Escola de Administração Fazendária (Esaf) excluiu seis candidatos suspeitos de fraude no concurso da Receita Federal. Como veiculado pelo Papo de Concurseiro em 31 de outubro, quatro inscritos na seleção que oferece 750 vagas para analistas tributários – com grau de parentesco entre si e com um servidor do órgão – tiraram notas altas e idênticas. Os suspeitos são de Belém, no Pará. O órgão ainda descobriu mais dois casos no Rio de Janeiro. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (20/11).
No caso da capital paraense, dois dos candidatos seriam filhos de funcionário público da Receita; outra nora e outro parente próximo. O filho do servidor e a nora (que supostamente trabalha na área administrativa do Ministério da Fazenda, órgão vinculado à Receita) obtiveram 189 pontos na avaliação de múltipla escolha. A filha e o parente próximo, 191. É importante lembrar que a pontuação em sete das oito disciplinas também foram iguais.
Após investigação, a organizadora informou que os casos foram comprovados. “Diante da constatação de que os resultados obtidos por estes candidatos não poderiam ser consequência do seu esforço individual, a Esaf eliminou os quatro candidatos anteriormente denunciados e os dois novos casos constatados no Rio de Janeiro”. A banca alegou ainda que, como se tratam de casos isolados, o concurso deve seguir normalmente, sem modificações no cronograma. A Polícia Federal continua trabalhando para que os responsáveis pela tentativa de fraude respondam criminalmente.
Órgão aponta possíveis violações aos princípios da isonomia, da impessoalidade e da laicidade do Estado…
A previsão é que o edital seja publicado em breve e que provas sejam aplicadas…
Período de inscrição estará aberto até sexta-feira (29/8). O início das aulas está previsto para…
Interessados em participar do certame devem se inscrever exclusivamente pelo site do Centro Brasileiro de…
“Embora o orçamento de 2025 já tenha sido aprovado, as nomeações dependem não apenas da…
O governo federal declarou que o edital de abertura do concurso público da Polícia Federal…