Yasmin Rajab – O edital do concurso da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (Sefaz MG) foi lançado recentemente, e as inscrições já estão abertas. Com a oferta de 431 oportunidades, o certame possui remuneração inicial de R$ 5.711,35, mais a gratificação variável de até R$ 19.580,00.
Todas as oportunidades disponíveis são de nível superior, para o cargo de auditor fiscal da receita estadual, nas áreas de auditoria e fiscalização, tecnologia da informação, e tributação. As inscrições devem ser feitas através do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A expectativa dos candidatos para o concurso da Sefaz é grande, sendo considerado um dos maiores concursos da área fiscal dos últimos anos. Para se preparar para a seleção e se dar bem na prova, especialistas do Gran Cursos Online disponibilizaram algumas dicas.
Segundo o edital, a seleção contará com a aplicação de duas provas. A primeira será objetiva, composta por 80 questões de conhecimentos gerais e 50 de conhecimentos específicos. Já a prova discursiva terá 4 questões sobre temas relacionados à área de conhecimento escolhida pelo candidato, para serem respondidas em até 30 linhas cada. De acordo com o cronograma, os exames serão aplicados em 2023, na cidade de Belo Horizonte (MG).
Ainda segundo o edital, para ser aprovado o candidatos deverá acertar o mínimo de 40% da parte de conhecimentos gerais e 60% na de conhecimentos específicos, e não pode zerar nenhuma disciplina. Mas, para o Coordenador da Carreira Fiscal do Gran Cursos Online, Alexandre Meirelles, o candidato não deve ir pensando na nota mínima para este concurso, pois é uma seleção muito aguardado e é provável que seja muito concorrido. Meirelles listou uma série de dicas para os candidatos. Confira:
1. Para quem vai para a área de tributação, é recomendável que tenha cuidado nas questões de conhecimentos específicos, pois pode faltar tempo por serem questões mais trabalhosas, que o candidato deve perder mais tempo respondendo.
2. A parte de conhecimentos gerais é comum aos três cargos. Já na parte específica, quando aparecer o “I” na nomenclatura – Civil I, Empresarial I e tributário I – significa que será cobrado o conteúdo mais básico da disciplina.
3. Para quem vai concorrer ao cargo de auditoria e fiscalização, a dica é para dar atenção aos conteúdos de Contabilidade Avançada e Contabilidade de Custos e Direito Tributário II, que terão 12 questões com peso 2 cada.
4. Na área de tributação, a atenção maior deve ser em Direito Civil II, Processual Civil e Empresarial II, que terão 18 questões com peso 2 por disciplina.
5. Na área de Tecnologia da Informação a disciplina que pode garantir mais pontos é Ciências de Dados, que terá 10 questões com peso 2.
6. A dica para quem vai fazer a prova na área de TI e não tem noções de Legislação Estadual: para não zerar, o candidato pode focar em IPVA, regulamento do Processo Administrativo, ITCD, que têm conteúdos relativamente mais curtos e grandes chances de aparecerem em algumas questões.
7. O conteúdo da prova discursiva de Auditoria e Fiscal trouxe uma surpresa: serão quatro questões, mas o edital tem cinco disciplinas. Além das já esperadas Auditoria Contábil, Contabilidade Avançada e de Custos, Direito Tributário I e II e Legislação Tributária do Estado de Minas, a disciplina Estatística também foi incluída. É provável que não tenha nenhuma questão dessa matéria, mas, se acontecer, o candidato não pode ir despreparado, afinal cada questão discursiva vale 20 pontos.
Confira o edital completo do concurso clicando aqui.
Leia mais: Vagas no DF: dois editais são lançados nesta sexta (9/9); vagas somam 1,7 mil
Leia mais: Governo de Pernambuco autoriza 4.741 vagas para área de segurança publica
Leia mais: Concurso CNMP: órgão forma comissão do próximo certame
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…