A primeira fase do concurso público da Secretaria de Economia do Distrito Federal, com 120 vagas para auditores fiscais será aplicada neste domingo (2/2). Para auxiliar os candidatos na véspera dos exames, o Papo de Concurseiro conversou com o coordenador técnico da LS Concursos, Aluísio Arruda, que deu dicas relevantes nesta reta final.
Uma das particularidades dos exames, é a anulação de uma resposta correta a cada resposta errada para a contagem de pontos. Com isso, uma dúvida clássica entre os concurseiros é o que fazer com as questões em que está inseguro: vale mais a pena “chutar” e correr o risco de anular um acerto, ou deixar a questão em branco?
De acordo com Arruda, o recomendado é evitar deixar questões em branco. Isso porque, ao mesmo tempo em que o edital estabelece que uma questão errada anula uma certa para contagem de pontos, o regulamento também determina que, para ser classificado, o candidato deve ter “pelo menos 60% de acertos nos itens não anulados de cada uma das duas provas”.
“Repare que o edital fala em acertos e não em pontos. Por exemplo, se alguém acertar 48 itens e errar os outros 32, terá feito apenas 16 pontos. No entanto, estará classificado, em razão de ter conseguido 60% de acertos”, explica.
“Pela nossa experiência, nessas provas com questões do tipo certo ou errado, recomendamos não deixar em branco nenhuma questão. Mas, se for para deixar em branco, deverá fazê-lo apenas em relação àquelas questões de cuja resposta o candidato não tem a menor ideia. Para aquelas que ele tende a considerar certas ou erradas, avaliamos que o candidato não deve deixar em branco, pois dessa forma poderá perder a classificação” diz.
Ele continua: “Em uma prova com apenas duas alternativas, a chance de acertar “no chute” é de 50%. Se o candidato tem algum indício da resposta correta, avaliamos que vale o risco para garantir a classificação”.
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…