Em live realizada nesta sexta-feira (4/12), o diretor-executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), José Hott, afirmou que a autorização oficial do concurso que viria hoje ainda não acontecerá. “O pessoal estava aí levantando a hipótese de uma publicação da autorização hoje (nós estamos bem perto disso), temos ainda alguns fluxos para finalizar junto à Secretaria de Orçamento Federal, para que essa publicação possa sair”, explicou.
Entretanto, o diretor lembrou que, ainda na noite da última quinta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro reiterou o fato de que a autorização política para a realização do concurso PRF já está tomada e de que esses atos devem ser publicados nos próximos dias, chegando a dizer que os editais estão prontos.
“Isso causou uma ampliação do nível de ansiedade nos candidatos. Então, quando a gente tá na posição de candidato, a gente fica atento a algumas questões que são de relevância, mas que não são decisivas para o processo do concurso. O presidente já disse que está autorizado, que a decisão já está tomada e ainda tem candidatos esperando a autorização sair para começar a estudar“, falou.
Hott ressaltou também que os candidatos precisam se preparar, sem preocupações com burocracias. “Eu sempre tenho dito, a preocupação de vocês deve ser estudar. A publicação da autorização, a publicação do edital, algumas questões burocráticas é a nossa preocupação. A de vocês é estar preparado para realizar a prova”.
Ainda nesta semana, Hott também explicou que o cronograma inicial será um pouco ajustado mas que ainda será possível manter todo o fluxo do concurso ao longo o próximo ano para que as nomeações sejam feitas no final de 2021 ou em janeiro de 2022. “Saindo a autorização, ao longo do fim de semana nós já submetemos o projeto básico para contratar a organizadora”, disse.
O diretor disse ainda que a corporação tem o compromisso do governo federal de finalizar 2022 com a totalidade das vagas na PRF preenchidas e para isso, será necessário prover aproximadamente 2.000 novos cargos, a depender do número de aposentadores e vacâncias que forem saindo ao longo deste tempo.
Leia mais: Bolsonaro afirma que editais de concursos da PF e PRF estão prontos
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…