Foi publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro o Despacho do Governador que autoriza um novo concurso para Polícia Militar do estado. O aval prevê a oferta de 2 mil vagas para o cargo de soldado policial militar.
Cabe lembrar que o governador do estado, Cláudio Castro, em 2021 já havia anunciado este certame. “As provas serão realizadas em 2022 e o ingresso previsto em 2023”, afirmou o governador à época. O anuncio foi por meio das redes sociais do chefe do executivo.
Para ser soldado da PMERJ, são exigidos: idade entre 18 e 32 anos; ensino médio completo; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
A carreira atualmente tem como salário inicial R$ 3.452,55. O regime de contratação é o estatutário, que garante estabilidade.
O concurso de 2014 abriu 6.000 vagas para a carreira de soldado. Do total, foram 5.400 para homens e 600 para mulheres. A seleção teve sete etapas. São elas: prova objetiva e redação, avaliação psicológica, exame antropométrico, teste de aptidão física, exame toxicológico, exame médico e investigação social.
A última turma dos candidatos remanescentes deste concurso foi chamada neste ano. Segundo nota da PMERJ, serão incorporados 219 soldados aprovados. ” A Secretaria de Estado de Polícia Militar encerra o concurso, após cerca de sete anos de execução desde a publicação do Edital, em 05 de junho de 2014″, informou a instituição.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes
Órgão aponta possíveis violações aos princípios da isonomia, da impessoalidade e da laicidade do Estado…
A previsão é que o edital seja publicado em breve e que provas sejam aplicadas…
Período de inscrição estará aberto até sexta-feira (29/8). O início das aulas está previsto para…
Interessados em participar do certame devem se inscrever exclusivamente pelo site do Centro Brasileiro de…
“Embora o orçamento de 2025 já tenha sido aprovado, as nomeações dependem não apenas da…
O governo federal declarou que o edital de abertura do concurso público da Polícia Federal…