A comissão de candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) pede, em uma nova proposta, para que o governo retire a cláusula de barreira que limita o número de convocados para o teste de aptidão física (TAF) na seleção da corporação. Desta forma, o concurso teria mais aprovados para a formação e cadastro reserva.
Devido à medida de restrição, no cargo de inspetor, com oferta de 100 vagas imediatas, apenas os 500 mais bem pontuados na prova objetiva serão convocados para o TAF. Para a comissão de candidatos, o limite reduz o número de aprovados no resultado final do concurso e afeta na formação de cadastro reserva. A ideia da proposta é derrubar a restrição para que todo os candidatos com a pontuação mínima para aprovação nas provas sejam chamados para o teste físico.
A comissão foi recebida pelo assessor especial do Governo do Rio de Janeiro, comissário Marcio Garcia, no Palácio Guanabara na última quarta-feira (10/2). No encontro, foi protocolado um documento pleiteando a retirada da cláusula. O objetivo é que a proposta seja analisada pelo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski.
“O pleito é justo e aparentemente viável, iremos levar essa necessidade de maior número de vagas junto ao governador e secretário, uma vez que a chamada dos convocados está bem restrita para uma carência histórica de policiais civis. Assim haverá essa oportunidade de aproveitar o máximo possível de aprovados nesse concurso que está se mostrando um dos mais difíceis do Brasil”, disse Marcio Garcia.
Os editais foram publicados em 2021. Ao todo, são 350 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, com salários que chegam até R$ 10 mil. Confira a distribuição:
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…