Jéssica Andrade – A Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco (SEE PE) vai oferecer em breve um novo concurso público com 3.686 vagas para ingresso de servidores efetivos. O anúncio foi feito pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
“Devemos anunciar o edital agora em abril. Não deve demorar muito. Nossa expectativa é de que haja entre 80 mil e 90 mil inscritos, por isso estamos organizando com muita cautela para que seja um sucesso”, disse o chefe do executivo do estado.
Câmara fez o anúncio no dia 31 de março, durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, quando Paulo Câmara sancionou a lei que estabelece o reajuste de 35% no piso salarial dos professores. As informações são do Jornal do Commercio (JC).
As oportunidades serão distribuídas entre os seguintes cargos dos níveis médio e superior:
O concurso será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável por receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas do concurso, como as provas objetivas.
Além de fazer a reposição de profissionais da SEE PE que se aposentaram ou se afastaram de forma permanente, o objetivo do concurso também é reforçar o quadro de servidores.
Marcelo Barros, secretário de educação do estado, já revelou que as vagas serão distribuídas para todos os municípios do estado.
“Este é o maior concurso da história da Secretaria e possibilitará a oferta de vagas em todos os municípios do território estadual. Esta é uma excelente oportunidade para os cidadãos ingressarem no time de profissionais de educação que mais se destaca no Brasil”, disse Barros.
A Secretaria de Educação de Pernambuco realizou um concurso para a seleção de servidores efetivos em 2015, ou seja, há sete anos. A oferta foi de 3 mil vagas imediatas. Porém, desde a homologação dos resultados, em 2017, foram convocados mais de 4 mil profissionais.
Todas as oportunidades foram para a carreira de professor, sendo distribuídas da seguinte forma:
Educação Especial – 342 vagas, sendo 79 para o nível superior e 263 para o nível médio (magistério);
Educação Básica e Profissional – 2.458 e 200 chances, respectivamente, todas de nível superior.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a banca organizadora. Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e análise de títulos, somente classificatória.
Houve também aplicação de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para professores de Português, na qual os participantes tiveram que fazer uma redação dissertativa-argumentativa.
Por sua vez, os concorrentes nas áreas de Libras e Braille, da Educação Especial, ainda fizeram uma prova prática.
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…