O Ministério das Relações Exteriores aprovou o novo regulamento do Instituto Rio Branco, responsável pelos concursos para diplomatas. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19/3).
O Instituto tem por finalidades o recrutamento, a seleção, a formação, o treinamento e o aperfeiçoamento do pessoal da carreira de diplomata, do Serviço Exterior Brasileiro; a execução de programas especiais de aperfeiçoamento dos servidores da carreira de diplomata e de áreas afins; a cooperação, no âmbito de suas atividades, com academias diplomáticas, escolas de governo e outras instituições similares, nacionais e de outros países e o cumprimento das demais tarefas que lhe forem incumbidas pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores.
O documento aprova que para atender às suas finalidades, o Instituto Rio Branco manterá os seguintes cursos: Curso de Formação de Diplomatas; Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas; Curso de Atualização em Política Externa; Curso de Altos Estudos; e outros cursos de interesse do Ministério das Relações Exteriores.
Segundo o documento, ao Instituto Rio Branco incumbe organizar concursos públicos de provas ou de provas e títulos para ingresso na carreira de diplomata. O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata será regido por edital do Diretor-Geral do Instituto Rio Branco, a ser publicado no Diário Oficial da União, por determinação do Ministro de Estado das Relações Exteriores. Veja mais detalhes da publicação:
O Instituto Rio Branco anunciou na última segunda-feira (15/3) o adiamento das provas do concurso público para a carreira de diplomata, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
A informação está no Diário Oficial da União. As provas estavam previstas para 11 de abril de 2021, e, agora, a previsão é para 30 de maio.
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…