O desemprego disparou com a chegada do novo coronavírus (covid-19) e atingiu 12,2% no primeiro trimestre do ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A porcentagem representa aproximadamente 13 milhões de pessoas sem trabalho no Brasil, e os analistas afirmam que esse número tende a crescer por conta da pandemia.
Entre os concurseiros, o desemprego chega a 60%, de acordo com levantamento realizado recentemente pela edtech de preparação para concursos públicos Gran Cursos Online, com mais de 30 mil candidatos a cargos públicos. Destes, cerca de 70% estão sem emprego de maneira involuntária (ou seja, não tiveram o privilégio de escolher ficar sem trabalho para ter mais tempo para se dedicar aos estudos).
Visando ter um impacto positivo nesse cenário e também ampliar o leque de clientes, preparatórios de concursos estão apostando em outros formatos de curso. Passaram a oferecer constantemente lives online gratuitas de preparação para diversas matérias e concursos específicos, além de cursos gratuitos, bolsas e descontos.
Como o Direção Concursos, que está com descontos nesse período de pandemia, por meio da “Assinatura ilimitada“. “Estamos atentos ao momento do país e sabemos que é fundamental ampliar os meios de acesso aos alunos e novos estudantes que buscam o mundo dos concursos. Já fizemos dois lançamentos com descontos muito bons para matérias básicas este ano. Sabe-se que, com a crise e forte desemprego por causa da crise, é provável que muitos acabem apostando nos concursos, visando estabilidade e bom salário. E com certeza ainda faremos mais em breve.”
O Alfacon Concursos Públicos também tem uma gama de cursos totalmente gratuitos para os candidatos, assim como a Nova Concursos.
Já o Gran Cursos Online focou as ações em grupos considerados prioritários para o governo, como os que recebem auxílio emergencial de R$ 600, e programas como o Minha casa, Minha Vida e o Bolsa Família.
PCDF, TCU, Depen, PRF, PF: Veja agenda de lives gratuitas para estudos de concursos desta semana
Entre as medidas estão bolsa gratuita aos beneficiários do Bolsa Família, vigente enquanto durar o Decreto Legislativo número 6 de 2020, que decretou o Estado de Calamidade pública no país. A “Assinatura para todos” dá acesso a mais de 19.000 cursos online para concursos públicos, milhares de videoaulas, mais de 30.000 aulas em PDFs autossuficientes, mais de 1.000.000 questões, ferramenta de cronograma de estudos para o aluno se organizar, mentorias para auxiliar na preparação, fórum de dúvidas, entre outros. Para quem está desempregado, há descontos de 70%, assim como para pessoas com deficiência.
De acordo com Gabriel Granjeiro, diretor-presidente do cursinho, as medidas visam ajudar as pessoas com dificuldades financeiras durante a pandemia e também proporcionar o acesso à educação por meio da tecnologia. “Sabemos das dificuldades que cada um se encontra e queremos mostrar que é possível mudar de vida por meio dos estudos, por isso, contemplamos vários públicos que sabemos que estão com tais dificuldades. Nossa missão é ajudar as pessoas a alcançarem seus sonhos. Logo, sentimos a necessidade de lançar esse projeto, muito alinhado ao que já estamos fazendo desde o início da pandemia. Criando diversas iniciativas para que todos que precisam estudar, o façam.”
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…