Jéssica Andrade – O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro definiu a banca organizadora do próximo concurso CBMRJ. A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi oficializada e organizará o certame com vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). A dispensa de licitação que confirma a escolhida foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (16/3).
A expectativa da corporação é realizar o concurso ainda neste semestre. Ao todo, serão oferecidas 40 vagas para o CFO 2022. A FGV não costuma aplicar provas discursivas. Sendo assim, os candidatos serão avaliados apenas por provas objetivas.
As demais etapas, no entanto, devem ser realizadas pelo próprio Corpo de Bombeiros do RJ, sendo elas:
Os últimos concursos para a carreira de CFO exigiram apenas o nível médio completo. Além disso, não há limite de idade. Esses critérios serão aplicados no próximo concurso, como consta no processo interno do CBMERJ.
De acordo com o Corpo de Bombeiros RJ, o salário bruto de um cadete (militar em formação para se tornar oficial) é de, aproximadamente, R$3.200. Após três anos de formação, os vencimentos, já como aspirante, chegam a R$6 mil.
Segundo a corporação, a escolha pela FGV ocorreu devido à alta procura pela seleção no último ano. O número de inscritos, que ficava entre 1.900 e 3.900, saltou para 20.234 em 2021. Desta forma, o CBMERJ espera receber, pelo menos, 18 mil candidatos para o CFO 2022.
Os exames deverão ocorrer no Estado do Rio de Janeiro e devem contar com 100 questões, sendo elas de:
A última seleção para a carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro foi realizada recentemente, em 2020. Na época, foram oferecidas 25 vagas. As oportunidades foram para homens e mulheres, sem divisão por sexo.
A seleção ocorreu por meio de provas objetivas mais uma redação. Os exames foram aplicados por meio de um vestibular isolado da Uerj.
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…