A polêmica sobre o concurso para soldado da Polícia Militar do Distrito Federal esquentou de novo nesta semana!
A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quinta-feira (22/10), o Projeto de Lei (PL) 5.664/09, que torna obrigatória a exigência de nível superior para ingresso nas carreiras militares do DF (bombeiros e policiais). O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) é o autor do requerimento de urgência do projeto. Agora, o projeto será votado no Senado, e se lá ele também for aprovado, ficará sujeito apenas à sanção do presidente da República.
A novidade poderá ser responsável por uma reviravolta na “novela” sobre o último concurso realizado para soldado da PMDF. É que, no dia 24 de setembro, o relator e os conselheiros do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) votaram contra o Decreto 29.946, assinado pelo governador José Roberto Arruda, que exigia nível superior para soldado e graduação em Direito para oficial da PMDF.
A decisão do TCDF invalidou os editais de abertura e manteve suspensas as seleções. O entendimento do Tribunal é de que estas mudanças – nível superior para soldado e graduação em Direito para oficial – só podem ser impostas por meio de lei: “Recomendo ao chefe do poder executivo distrital, que doravante busque medida legislativa (lei formal) que ampare a exigência de escolaridade de nível superior em casos não previstos em lei”, diz o relatório da sessão.
Portanto, a aprovação do PL 5.664/09 pela Câmara representa uma vitória para aqueles que são favoráveis ao nível superior para o cargo de soldado, já que, com a decisão, o projeto ficou mais próximo de se tornar lei, como recomenda o relatório do TCDF.
Vale lembrar que a decisão da Câmara pode ter impacto no julgamento pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) sobre os processos judiciais existentes no órgão que visam garantir a continuidade e a exigência de nível superior nos concursos suspensos para soldado e oficial da PMDF.
Estrutura das carreiras
A proposta também traz uma reformulação da estrutura das carreiras militares do DF. Atualmente, a polícia é composta por 15 mil militares. Se o projeto for sancionado, este número pode chegar a 18.673. Já o efetivo de bombeiros, que é de 7 mil servidores, pode subir para 9.703.
Plano de Cargos e Salários de PMs e bombeiros militares do DF
O Projeto de Lei 5.664/09 cria ainda o Plano de Cargos e Salários dos policiais e bombeiros militares do Distrito Federal. O principal ponto da proposta é a gratificação por risco de vida das categorias, que será de R$ 250 por mês este ano, prevendo aumentos a cada seis meses até chegar ao valor de R$ 1 mil, em 2014.
E aí, concurseiros, o que vocês acharam da notícia? Queremos saber!
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…