Jéssica Andrade – Os concurseiros interessados em ingressar na Marinha do Brasil devem tomar cuidado na hora de escolher um desenho para eternizar na pele. Nesta quarta-feira (5/1), o presidente da república, Jair Bolsonaro, sancionou uma lei de restrições de tatuagens para ingresso na Marinha.
A Lei 14.296, de 2022 proíbe a entrada de servidores na instituição com tatuagens que façam alusão a “ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas”, ou a violência, criminalidade, ato libidinoso, discriminação e preconceito de raça, sexo ou credo. A nova lei também proíbe tatuagens na cabeça, no rosto ou na parte da frente do pescoço.
Em dezembro, quando o projeto proposto pelo governo ( PL 5.010/2020) passou pelo Senado, o relator, Marcos do Val (Podemos-ES), disse que a proibição de tatuagens se baseia em decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o senador, o PL 5010/2020 se enquadra na definição do STF de que editais de concursos públicos não podem determinar restrições a pessoas com tatuagens, “salvo em situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores”.
“O que se busca é a segurança dos militares e das operações, não há qualquer polêmica no que tange à liberdade de expressão. E além disso os militares devem primar pela boa apresentação pessoal”, disse o relator em Plenário.
A nova legislação, que altera a Lei nº 11.279, de 9 de fevereiro de 2006, também inclui no Sistema de Ensino Naval (SEN) cursos para praças, de graduação, de qualificação técnica especial e de aperfeiçoamento avançado. e reduz o limite de idade para ingresso no corpo de saúde, no corpo de engenheiros e no quadro técnico do corpo auxiliar da Marinha de 36 para 35 anos. A norma prevê ainda que os cursos e estágios a distância são equivalentes aos presenciais.
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…