Do CorreioWeb – O governador do Piauí, Wellington Dias, autorizou na última segunda feira a realização de novo concurso público para provimento de 190 vagas na Polícia Civil do estado. Serão oferecidas 20 vagas para delegado, 120 para agente, 10 para escrivão e 40 para perito. Do total de chances, metade é para formação de cadastro reserva. Segundo Dias, a segurança é a prioridade. Neste ano já foram autorizados também concurso dos Bombeiros, PM e de agentes penitenciários.
Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, o concurso terá quatro editais, um para cada cargo, e a comissão organizadora deverá ser nomeada em agosto para seguir com os procedimentos necessários. Mas, de acordo com o delegado, as provas devem ser aplicadas ainda em 2017.
Foi autorizado também pelo governo o chamamento de policiais civis e agente penitenciários aposentados que estavam inativos para atuação remunerada em áreas administrativas nas secretarias da Segurança e Justiça. O secretário do governo, Merlong Solano, frisou que, apesar da crise econômica, o governo tem se esforçado para adquirir equipamentos e selecionar pessoal capacitado. “O concurso público representa mais um reforço na área da segurança pública, suprindo algumas lacunas de policiais que estão em processo de aposentadoria e da própria demanda de pessoal para atuar em setores estratégicos”.
Em 2012 a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI) abriu inscrição para três concursos públicos, para provimento de 110 vagas de nível médio e superior. As provas foram elaboradas pela Universidade Estadual do Piauí (UesPI) e o curso de formação ficou sob cuidados da Academia de Polícia do Piauí (Acadepol). As oportunidades foram para os cargos de agente (47), escrivão (15), perito médico legal (12), perito criminal (CR), perito odonto-legal (CR), papiloscopista policial (CR) e agente técnico e superior de serviços (36). As remunerações variaram de R$ 574,34 para os cargos de nível médio a R$ 2.336,02 para os cargos de nível superior.
Saiba mais: PC do Piauí prende 12 em flagrante por fraudar concurso
Mais de 20 pessoas são presas por fraudar concursos em Piauí
Nova legislação exige que futuros servidores públicos tenham conhecimento mínimo de primeiro socorros para agir em…
Papo de Concurseiro - Raphaela Peixoto Organização do tempo, análise de riscos e foco em…
Órgão aponta possíveis violações aos princípios da isonomia, da impessoalidade e da laicidade do Estado…
A previsão é que o edital seja publicado em breve e que provas sejam aplicadas…
Período de inscrição estará aberto até sexta-feira (29/8). O início das aulas está previsto para…
Interessados em participar do certame devem se inscrever exclusivamente pelo site do Centro Brasileiro de…