Da Agência Senado
Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2011, de iniciativa da Presidência da República, que cria 400 cargos de diplomata e 893 cargos de oficial de chancelaria. Segundo o texto do projeto, os cargos serão providos pelo Ministério das Relações Exteriores de forma gradual, mediante disponibilidade orçamentária. A matéria, que teve como relator o senador Gim Argello (PTB-DF), vai à sanção presidencial.
A criação dos cargos foi aprovada em dezembro pelas comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Na CCJ, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) criticou o aumento de gastos, num momento de contenção de despesas, e questionou a importância estratégica dos países em que o Brasil tem estabelecido novas representações diplomáticas.
Em resposta, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) disse ser necessário se pensar o país no longo prazo. Segundo ela, os investimentos brasileiros na expansão de sua presença na África, no Caribe e no Oriente Médio, justificam-se pelos resultados obtidos.
Em seu relatório à CRE, Gim Argello também apontou a crescente importância internacional do Brasil, afirmando que isso requer atuação mais intensa com vistas à integração sul-americana, à aproximação com os países africanos e às relações com as grandes potências, de forma a melhor proteger interesses estratégicos.
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…