Pista de skate no Estacionamento 4
O skate, um esporte olímpico desde 2020, surgiu na década de 60 no Brasil e foi popularizado nos anos 80, quando houve um boom de marcas, campeonatos, programas de TV e publicações especializadas, aumentando o interesse. De lá pra cá, com nomes de campeões como Bob Burnkist, considerado o maior medalhista da história do skate brasileiro, e Rayssa Leal, campeã olímpica, medalha de prata em Tokyo e de bronze em Paris, o skate se tornou muito popular e já é considerado o segundo esporte mais praticado no país.
Em Brasília, o Setor Bancário Sul e a área externa do Museu Nacional são lugares em que se encontra muitos os praticantes do street skate.
E, desde sempre, subindo e descendo a pista exclusiva para veículos com rodas, deslizando com velocidade, em movimentos que remetem aos primórdios do esporte, quando eram conhecidos como “surfistas do asfalto”, os skatistas são presença constante no Parque da Cidade.
No último mês outubro, uma pista street skate de nível nacional, com 800 metros quadrados, foi construída no Estacionamento 4, e inaugurada durante a etapa final do STU National (Skate Total Urbe). Na ocasião do evento, foram montadas arquibancadas e o público brasiliense compareceu em peso para assistir a apresentação dos astros nacionais do esporte.
Complementando algumas pequenas pistas que existem no DF, como a do parque do Cruzeiro, a pista criada para o campeonato ficou de legado. Assim, finalmente, foi criado na capital e no Parque da Cidade, um espaço com padrões técnicos oficiais, para que toda a comunidade skatista possa treinar e fazer suas manobras radicais.
Projetada pela Rio Ramp Design, escritório especializado em construção e revitalização de áreas públicas, principalmente na criação de skateparks, ambientes recreativos para a prática de skate, e inspirada na arquitetura de Brasília, a nova pista tem tudo para ser um ponto de encontro de jovens de todo o DF, em especial os que querem pretendem se destacar como atletas, devido ao padrão da estrutura.
Faltava uma pista de skate de alto nível em Brasília e essa nova pista do Parque da Cidade poderá receber mais campeonatos, movimentar o setor e se tornar referência.
É muito importante lembrar que, tal como o Parque, a pista é um espaço público, para o acesso de todos, o que significa que a manutenção é uma necessidade constante, a começar pelo zelo de quem utiliza.
Faltam alguns detalhes importantes para finalização do espaço, como o acabamento em volta, paisagismo e, principalmente, uma sinalização, dentro e fora do Parque.
Colocar placas educativas, informando como preservar melhor o espaço e com avisos sobre o que não é permitido no local, é também necessário e urgente.
Com menos de um mês entregue ao público, já se pode ver vários grafites e pichações no espaço, o que é comum em áreas de prática de esportes urbanos, mas uma outra ideia para manter o espaço bonito seria convidar grafiteiros e artistas visuais da cidade para pintarem toda a pista para que fique mais bonita e evite danos.
A pista de skate que ficou como legado pode variar entre ser espaço de treinamento do esporte e diversão à sede de competições nacionais e internacionais. Trata-se de um ótimo presente para Brasília e para o Parque da Cidade, mais um equipamento que precisa ser valorizado e preservado.
Quando o Parque da Cidade foi inaugurado, em 11 de outubro de 1978, foi plantada…
Há algumas crenças sobre Brasília que, aos poucos, parece que estão sendo desfeitas. Uma delas,…
A Confraria Bonsai Brasília, um grupo criado para dar apoio a iniciantes, iniciados e veteranos…
Diferente dos cariocas, paulistanos, recifenses ou belo-horizontinos, gentílicos de quem nascem nessas capitais, em Brasília,…
Nenhum espaço no Distrito Federal representa melhor o que significa viver Brasília ao ar livre…
Que tal praticar yoga aos sábados pela manhã, no meio da natureza, e perto do…